Estão abertas as inscrições para o ‘I Seminário de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade’, que acontece no dia 4 de outubro no Auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento é promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Doenças Crônicas, apoio da ASMAN (Associação sul-mato-grossense de Nutrição) e OCCA/UFMS (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Conforme a coordenadora da coordenadoria das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, o cuidado da obesidade inclui a atenção com a alimentação, mas também outros determinantes, como os ambientes. Por isso é indispensável um olhar sensível, colaborativo entre as diferentes áreas, para além do setor saúde, na construção de uma Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade no SUS (Sistema Único de Saúde) de qualidade.
“É fundamental a presença do município no ‘I Seminário de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade’ que, até o momento, tem participado juntamente com o Estado nas ações de construção da LCSO (Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade). Então é importante que os profissionais dos municípios se inscrevam e participem do seminário para absorverem mais as atualizações com experts nesse tema em nível nacional e dar continuidade no próprio território”.
Ao todo, serão ofertadas 250 vagas aos profissionais e gestores das Secretarias Municipais de Saúde dos 79 municípios do Estado, além da sociedade civil, instâncias de controle social, conselhos de classe e instituições de ensino superior.
Em sua primeira edição, o seminário é um desdobramento das ações para construção da LCSO de Mato Grosso do Sul e que também está relacionado ao ciclo de oficinas “Prevenção e Cuidado do Sobrepeso e Obesidade: como eu faço?”.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro através do link: https://www.saude.ms.gov.br/i-sapso-inscricao/ .
Confira a programação:
7h30 – Credenciamento
8 horas – Abertura solene
8h30 – Análise dos indicadores vigilância alimentar e nutricional de Mato Grosso do Sul para o excesso de peso
9h30 – A obesidade na agenda do SUS: dos indicadores à integralidade do cuidado
10h30 – Estratégias e desafios na construção da linha de cuidado das pessoas com obesidade
11h30 às 13 horas – Intervalo para almoço
13 horas – O que o MS tem feito para enfrentamento da obesidade?
14 horas – Mesa: Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (CASAPS), com recorte do sobrepeso e obesidade e experiências municipais.
15h30 – Estratégia intersetorial de prevenção da obesidade: Desafios e perspectivas
16h30 – Encerramento.
Kamilla Ratier, SES
Foto: Divulgação
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo