Integração da equipe de saúde com o paciente e acompanhantes é uma das estratégias para segurança do paciente durante a internação hospitalar
A segurança do paciente durante a internação é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. O objetivo da data é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde.
Para a OMS, o envolvimento do paciente e acompanhantes no cuidado é uma das ferramentas mais importantes para a melhoria da sua segurança, sendo reconhecidos como membros da equipe de saúde. No Hospital Regional do Cariri, unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), os profissionais realizam essa integração comunicando e orientando sobre quaisquer cuidados e procedimentos que venham a ser realizados.
Durante o trajeto do leito hospitalar até o portão de entrada do HRC, a técnica de enfermagem da unidade, Magali da Silva, repassou as últimas orientações para sua paciente, que acabou de receber alta hospitalar. “Lembre-se de diminuir o consumo de sal e açúcar e tome os medicamentos no horário correto, para não ter mais sustos”. As instruções foram para a aposentada Lúcia Maria, internada na unidade diagnosticada com Acidente Vascular Cerebral (AVC).
“Apesar de toda a situação da doença, a experiência no hospital foi muito positiva. Fui muito bem atendida. O que mais me surpreendeu foi que a todo momento estava sendo informada do que estava acontecendo comigo. A cada consulta, os profissionais explicaram sobre os procedimentos que iriam realizar e sobre os cuidados que eu precisava ter nas horas seguintes”, comentou a aposentada.
Outra medida importante adotada pelos serviços de saúde é a identificação do paciente que, embora pareça simples, pode desencadear problemas, quando não executada de maneira correta. “Desde minha entrada no hospital até a alta hospitalar sempre estive com a identificação no meu pulso. Durante as consultas, os profissionais sempre me orientaram chamando pelo meu nome, questionando como estava me sentido, se estava com dores, se conseguia me movimentar. São pequenas ações que fazem toda a diferença, porque vemos ali o cuidado e a empatia com os pacientes”, ressaltou Lúcia Maria.
A identificação do paciente é o que irá nortear os procedimentos aos quais aquela pessoa será submetida
Para a assessora da qualidade do HRC, Anne Rafaela, o envolvimento do paciente e da família é uma das estratégias para a eliminação de danos evitáveis nos cuidados de saúde. “Pacientes, familiares e cuidadores têm um papel crucial na segurança do paciente, eles são considerados parceiros em seus cuidados. Quando ocorre esse engajamento, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde”, afirmou.
No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Rede Sesa, os protocolos de segurança do paciente são usados como prioridade nos cuidados diários. Recentemente, a unidade participou do projeto “Paciente Seguro”, do Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre. Durante o projeto, com duração de um ano, as unidades assistenciais receberam consultoria e compartilharam suas experiências na implantação efetiva de protocolos sobre segurança do paciente.
A gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, com as facilitadoras do projeto Paciente Seguro, do Hospital Moinhos de Vento
Atualmente, os gestores do HGWA participam de um projeto de melhoria para beneficiar diversas áreas da unidade. A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp), com apoio da direção, envolve 25 setores do equipamento – do administrativo ao assistencial. O projeto objetiva desenvolver ações de melhoria para ampliar a qualidade do hospital, visando a excelência no atendimento e na execução de protocolos de segurança do paciente.
A gerente de risco do HGWA, Djane Filizola, explica que, durante o mês de setembro que é alusivo ao tema, será trabalhado o foco na segurança no papel do acompanhante como uma barreira de segurança aos pacientes, para que eles possam atuar nesse fortalecimento.
“A segurança do paciente é um dos principais pilares da unidade. Nós já trabalhamos o ano inteiro de forma contínua. O Projeto Paciente Seguro nos trouxe muitos desdobramentos. Entre eles, o projeto de melhorias iniciado desde o ano passado. Além da capacitação dos gestores, trabalhamos a caminhada de segurança com auditorias mensais em todas as unidades com busca ativa de adesão às metas de segurança da Anvisa. Esse trabalho está intrínseco no nosso dia a dia”, pontua.
A implantação do projeto Paciente Seguro nas áreas assistenciais do HGWA
Notificar é proteger: HMJMA incentiva a cultura das boas práticas visando a seguridade dos pacientes e profissionais
O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), discutirá, na próxima segunda-feira (18) propostas para melhorias e soluções práticas no cuidado e assistência aos pacientes. O encontro visa fortalecer a cultura de segurança dentro da instituição e apresentar os processos que abrangem a área.
A coordenadora do NSP, Mecia Lobo, orienta que a integração e comprometimento dos profissionais garante a redução de riscos aos pacientes. “A adesão ao plano de segurança e protocolos implantados garantirão a integridade e a segurança dos usuários, mantendo assim, o padrão assistencial e médico do HMJMA antes, durante e depois das internações”, comentou.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), todos os estudos e práticas para diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde podem provocar danos aos pacientes. “A segurança do paciente não é pontual e deve ser incorporada à rotina de todos os envolvidos. Inclusive as notificações, que são indicadores importantes para buscas ativas dos agravos gerados”, comenta a coordenadora.
Há ainda receio dentro das instituições em notificar. “Precisamos desmistificar essa ideia. As notificações podem ajudar a identificar perigos e riscos, e podem contribuir na redução de danos futuros aos pacientes. É também objetivo do Núcleo da Segurança do Paciente manter as equipes engajadas”, destaca Lobo.
As medidas de segurança são benéficas para todos. “Todos os processos buscam proteger o indivíduo de riscos, incluindo os profissionais da assistência. É seguro para o paciente e para quem cuida”, conclui Mecia.
O Núcleo de Segurança do Paciente do HMJMA propõe melhorias e soluções práticas no cuidado e assistência aos pacientes
As ações para a segurança do paciente são constantemente realizadas no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Sesa. Em 17 de Setembro – Dia Mundial da Segurança do Paciente, não poderia ser diferente. Uma semana inteira, de 18 a 22, será dedicada a atividades que reforçam esse cuidado. Nesse ano, ganha destaque o engajamento do paciente como mais um fator em prol de sua segurança no ambiente hospitalar.
De acordo com a enfermeira Caroline Bezerra, o Núcleo de Assistência à Segurança do Paciente busca promover uma segurança em que todos estejam envolvidos. “O objetivo do evento é dar voz ao paciente, ao familiar e ao acompanhante para que eles possam ser vigilantes da sua própria segurança”, declara. Constam da programação: palestra, com o tema “Empoderamento do Paciente e Acompanhante”, na segunda-feira, 18, às 9h; orientação às mães do serviço de Acolhimento Materno, que acompanham os filhos internados no Centro de Neonatologia, com o projeto Recriar-se; informações às mulheres da Casa da Gestante, por meio do projeto Tu Vens.
Por fim, atividades educativas serão realizadas nas enfermarias, com entrega de panfletos e orientações. Além disso, um mural ficará em exposição sobre a segurança do paciente no HGCC. Todas as ações envolverão pacientes, familiares, acompanhantes, visitantes e profissionais.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo