Domingo, 24 de Novembro de 2024 17:42
31 98592-5801
Educação Educação

Tecnologia garante aulas mais dinâmicas e facilita atuação de profissionais de educação em Minas

Cerca de 80% do total de 65 mil Chromebooks já foram enviados às escolas. A previsão é que todos os servidores contemplados recebam o equipamento a...

13/09/2023 12h21
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Mais que ferramenta para o trabalho em sala de aula, os Chromebooks, - computadores intuitivos e de simples utilização, desenvolvidos pelo Google -, vêm sendo grandes aliados no desenvolvimento de atividades pedagógicas na rede pública estadual de ensino. Distribuídos pelo Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , para professores e especialistas do ensino médio da rede estadual, os equipamentos já estão sendo usados para dinamizar a aplicação dos conteúdos e facilitar a atuação dos profissionais da educação. 

Os equipamentos começaram a ser enviados às escolas em julho e, devido ao grande quantitativo, as entregas estão ocorrendo de forma gradativa para toda a rede, até o mês de novembro. Do total de 65.485 Chromebooks, cerca de 80% já foram enviados às escolas e Superintendências Regionais de Ensino, e após a entrega, podem ser configurados e conectados pelos servidores. 

“Com a utilização dos Chromebooks, os profissionais terão acesso mais rápido e ágil aos aplicativos educacionais, bem como aos mais diversos aplicativos utilizados por eles em sala de aula. Isso facilita e enriquece muito o ensino, possibilitando que esses estudantes tenham acesso a uma educação inclusiva e digital", comenta o subsecretário de Administração, José Roberto Avelar.

Com investimento total de R$ 123 milhões, os Chromebooks foram adquiridos com recursos dos governos Federal e Estadual, por meio da SEE/MG. Os recursos federais foram viabilizados pela Lei da Conectividade, Lei nº 14.172/2021, que dispõe sobre a assistência da União para garantir acesso à internet, com fins educacionais. Os equipamentos são cedidos aos profissionais, mas pertencem ao Estado. 

“O Chromebook facilitou a ministração das aulas. Hoje em dia, o professor precisa de computador e de tecnologia para trabalhar, e com o Chromebook a gente tem o próprio computador com as ferramentas do Google disponíveis para preparar aulas mais dinâmicas e com mais facilidade. Além disso, ele é muito leve, o que ajuda muito porque não pesa, é fácil de carregar e transportar”, relata Carolina Costa, professora de língua portuguesa da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, em Santa Luzia, que já recebeu o equipamento e tem utilizado para ministrar as aulas.

Além dos professores e especialistas, estão sendo destinados um equipamento para cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEs) das 47 regionais do estado, que têm acesso liberado e integrado aos serviços de todas as ferramentas do Google Workspace for Education e ferramentas da SEE/MG, como o Diário Escolar Digital (DED), sistema para preenchimento dos diários e notas de avaliações da rede estadual, dentre outras ferramentas pedagógicas. 

Simplificação das atividade em sala de aula

O uso dos aparelhos permite que os professores e especialistas desenvolvam estratégias de enriquecimento da didática aplicada nas aulas e de diversificação de abordagens pedagógicas, contribuindo para as ações de ensino aprendizagem e para a efetividade da aplicação dos conteúdos. Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva Senra, os Chromebooks são uma importante ferramenta para melhorar o processo pedagógico e de ensino-aprendizagem, além de equipar os professores para acessarem os materiais disponibilizados pela SEE/MG. 

"Democratizar a educação é muito importante e garantir o acesso dos nossos profissionais a essas ferramentas tecnológicas é, inicialmente, ajudar nessa democratização do acesso à informação", acrescenta. "Com os equipamentos, potencializamos o acesso dos professores às ferramentas educacionais que a Secretaria de Educação disponibiliza, tais como o caderno Mapa, o jornal Lupa, as aulas do Se Liga na Educação, e o próprio aplicativo Conexão Escola, por exemplo, que pode ser acessado pelo Chromebook", pontua. 

Com o uso dos Chromebooks, os educadores podem ministrar aulas interativas com vídeos e apresentação de slides, por exemplo. Antes de receber o Chromebook, Marcelo Simões, professor de história da Escola Estadual João de Mattos Almeida, em Belo Horizonte, conta que usava o próprio computador particular na sala de aula. Agora, com o equipamento, ele afirma que, mesmo que ainda esteja aprendendo a lidar com as funcionalidades, tem usado o aparelho para projetar esquemas de aula, reproduzir vídeos e fazer chamadas. 

"Eu uso o Chromebook em diversas atividades, como realizar a chamada, passar algum vídeo ou o plano de aula para os estudantes. É um aparelho leve, de fácil digitação, muito acessível, de fácil utilização e está atendendo a minha demanda”, conta Marcelo Simões. 

"Em determinadas aulas, a gente programa um pequeno slide ou trecho de um tema que pode nortear a nossa aula. Essa ferramenta ajuda bastante, já que temos dentro da sala de aula o recurso para fazer essa projeção. Conectando à internet, isso faz com que eu desenvolva a aula de maneira mais objetivada", completa o professor. 

Tecnologia a serviço da educação

Os Chromebooks são um novo tipo de computador que executam o ChromeOS, um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, com acesso às ferramentas do Google Workspace for Education, como o Docs, o Sheets e o Meet.

Os aparelhos são configurados com um sistema de acesso único a cada professor, por meio do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais. 

Os Chromebooks somam-se a outros investimentos do Governo de Minas para uma escola mais moderna, tecnológica e conectada, como o programa “Wi-fi nas Escolas", anunciado em agosto passado, que irá beneficiar cerca de 1,3 milhão de estudantes de mais de 2,1 mil escolas de todas as regiões do estado com a modernização da infraestrutura de rede sem fio. Além disso, de outros investimentos, como na aquisição de novos equipamentos e rede elétrica e lógica, por exemplo. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 15h05
21°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 24°

21° Sensação
2.67 km/h Vento
68% Umidade do ar
38% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)

Mín. 15° Máx. 23°

Chuvas esparsas
Amanhã (26/11)

Mín. 14° Máx. 28°

Chuvas esparsas