O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma ação educativa de incentivo à vacinação antirrábica nesta terça-feira, 12, no Parque Chico Mendes, na capital. O evento teve como público-alvo alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais.
A ação teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da vacinação antirrábica para a saúde de seus animais de estimação e para a prevenção da doença em seres humanos. Durante o evento, foram distribuídos gibis educativos e informativos para as crianças, totalizando 250 unidades distribuídas, e cerca de oito escolas foram atendidas no estande montado para a iniciativa.
O coordenador do Núcleo de Zoonoses, Victor Luciano, destacou a relevância da educação na vacinação antirrábica, afirmando: “A raiva é uma doença grave e causa preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades em saúde, que anualmente promovem campanhas de vacinação. A vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.”
A raiva é uma infecção viral aguda que pode afetar tanto animais quanto seres humanos, sendo transmitida principalmente por mordidas de animais infectados. Embora esteja erradicada em alguns países, é considerada uma ameaça no Brasil devido à presença de animais silvestres que podem transmitir o vírus.
A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados, sendo cães e morcegos os principais transmissores. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos, sendo administrada a partir dos 6 meses de idade, com reforços anuais.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo