Profissionais de psicologia do Hias realizam atividades com pacientes internados e familiares neste mês de setembro
Comprometido em promover a conscientização sobre a saúde mental durante o mês de setembro, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo. A programação visa sensibilizar colaboradores, pacientes e acompanhantes para a importância do cuidado com a saúde mental.
Nesta terça-feira (12), o Serviço de Psicologia Hospitalar (SERPSIH) lançou um mural temático no corredor do edifício Vânia Abreu, próximo ao refeitório. Ao longo do dia, serão realizadas abordagens informativas, entrega de material educativo e dinâmicas interativas com os servidores.
Do dia 12 ao dia 15, nos turnos manhã e tarde, o SERPSIH realizará ações lúdicas nos setores de internamento, interagindo com pacientes e acompanhantes. O setor também realiza, no dia 19, um momento de capacitação vivencial no auditório do Centro Pediátrico do Câncer, às 8h, destinado a estagiários e residentes do Hias. Na ocasião, serão abordados temas relacionados ao manejo de pacientes em crise, com foco na formação e na preparação da equipe.
“Queremos enfatizar a importância da saúde mental e inspirar uma cultura de cuidado e valorização da vida na nossa unidade e aprofundar o nosso suporte aos pacientes internados e seus familiares”, enfatizou Eliene Gomes, coordenadora da Psicologia do Hias.
Já o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realizará uma ação especial no Espaço de Convivência do Hias, no dia 14, das 9h às 15h. A programação inclui cuidados com a beleza, como limpeza de pele e maquiagem básica, além de estandes de exames oftalmológicos. Haverá, ainda, o sorteio de brindes.
Por sua vez, o Serviço de Desenvolvimento Humano (SDH) realizará, no dia 26 de setembro, a partir e 9h30 no auditório B do Centro de Estudos, a palestra do Projeto de Apoio à Vida (PRAVIDA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordando estratégias de cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho.
A coordenadora do SDH, Alany Furtado, destacou a importância de cuidar da saúde mental dos colaboradores. “É cada vez maior o número de profissionais da saúde apresentando algum tipo de transtorno psíquico. Por isso, precisamos estar sempre atentos ao fato de que quem cuida, também precisa ser cuidado. Saber dar pausas, buscar ajuda profissional quando necessário e realizar atividades em prol do seu bem-estar”, afirmou.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo