Com o tema “Matemática e Sustentabilidade: Para uma Amazônia matematicamente sustentável”, as escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) realizaram a sua edição da 3ª Feira Amazonense de Matemática. A atividade ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Dra. Zilda Arns Neumann, localizada no Jesus Me Deu, zona norte de Manaus.
A “Feira Amazonense de Matemática” é uma competição realizada em todas as CDEs e funciona como uma seletiva para a etapa estadual da competição. Nesta fase são selecionados os trabalhos de cada nível de ensino que deverão seguir para última etapa da feira, realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A feira abrangeu 18 escolas da CDE 7 e contou com mais de 25 projetos de turmas do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e também da Educação Especial.
Participaram da atividade como avaliadores dos trabalhos, professores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Ufam.
A coordenadora da CDE 7, Mirian Verdes, contou que a feira, além de um momento de aprendizagem, é um momento de troca entre os alunos das escolas da coordenadoria.
“Esse é um momento em que as escolas trazem para essa culminância as atividades diferenciadas realizadas no dia a dia. Ocorre uma troca de experiências entre os polos e os alunos participam junto aos professores. Tivemos uma equipe de jurados de diversas instituições parceiras que colaboraram para que a feira fosse executada com sucesso”, contou a coordenadora.
A feira
Com a temática de sustentabilidade, todos os projetos desenvolvidos pelos estudantes foram produzidos utilizando materiais recicláveis. A coordenadora adjunta pedagógica dos Anos Iniciais e uma das coordenadoras da feira, Cleide Alves, reforçou como esse tema é importante para o momento atual, e aliado ao ensino da Matemática.
“O tema envolve a sustentabilidade pelo momento em que estamos vivendo, a preocupação com o meio ambiente e trazendo para os alunos mais uma forma de aprendizagem por meio interdisciplinar, uma vez que envolve outras disciplinas além da matemática”, ressaltou.
Aprendizado com inclusão
Além das turmas de Ensino Regular, a Feira de Matemática também contou com um projeto de uma turma da Educação Especial. Os estudantes Vitória Campos e João Lindoso, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual (EE) Sebastião Norões, realizaram um projeto que consistiu na representação de um plano cartesiano utilizando tampas de garrafa, palitos de picolé e uma cartela de ovos utilizando também a sala de materiais adaptados.
Os estudantes foram acompanhados por uma equipe formada pela coordenadora do projeto, psicóloga e professora do Atendimento Psicológico Especializado (AEE).
“Esse projeto da feira foi desenvolvido para que os alunos também o tivessem no seu processo de ensino-aprendizagem. É importante termos alunos da rede pública da Educação Especial participando, inseridos no contexto da aprendizagem, principalmente da Matemática”, ressaltou Daiselane Oliveira, a professora do AEE, que acompanhou os alunos.
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