Entre os dias 21 a 28 de agosto é comemorada em todo o Brasil a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para conscientizar sobre a importância de promover a inclusão social deste público, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promoverá nos dias 22, 23 e 24 uma gincana envolvendo seus educandos no campus em São José. A programação, que ocorre há três anos, será organizada pelo Centro de Educação e Vivência (CEVI) da FCEE, que atende atualmente cerca de 220 educandos com deficiência intelectual e múltipla.
As atividades das gincanas incluem jogos lúdicos com a proposta de promover interações entre grupos diferentes de educandos, para que estes possam vivenciar momentos de solidariedade e empatia.
Segundo Monique Scheidt dos Santos, coordenadora do CEVI, a gincana é importante para o educando vivenciar e refletir sobre a deficiência do outro e suas diferenças e saber conviver com elas. “Durante a Gincana, realizamos provas que vão ao encontro da proposta de intervenção pautada no Currículo Funcional Natural, proporcionando aos educandos o desempenho de habilidades cognitivas e funcionais. Além disso mesclamos as turmas para que educandos de idades, assim como funcionalidades diferentes, tenham a oportunidade de conviver mais intensamente, fazendo com que consigam refletir sobre a deficiência e a diferença de cada um. Eles percebem que cada um tem um funcionamento diferenciado e que é preciso saber conviver com essas diferenças”, explica Monique.
Políticas de Educação Especial
A FCEE é o órgão do Governo do Estado de Santa Catarina responsável pela definição e coordenação das políticas de Educação Especial, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, funcionam dez Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação e que realizam cerca de 600 atendimentos diários. Em todo o estado, a FCEE possui parcerias com 245 instituições especializadas, as quais beneficiam cerca de 28 mil educandos.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo