A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, de quarta a sexta-feira (16 a 18), uma formação da iniciativa Foco na Aprendizagem dedicada à área da matemática. O evento ocorreu em Fortaleza e contou com a participação de 72 formadores e 23 técnicos de cada uma das Regionais de ensino distribuídas pelo estado. O encontro teve o objetivo de traçar diretrizes para facilitar a atuação dos professores no processo de recomposição da aprendizagem dos estudantes que apresentem dificuldade para assimilar os conteúdos.
Cada participante teve acesso ao material estruturado que foi desenvolvido, neste ano, com o intuito de auxiliar no trabalho de preparação dos alunos para as avaliações externas. As atenções são voltadas, principalmente, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece).
O evento também abriu espaço para o debate em torno do tema da equidade, levando em conta principalmente os alunos que mais precisam do apoio da escola. A priorização curricular, que elege os saberes mais impactantes na formação básica, é um dos aspectos deste planejamento.
Os profissionais que participaram da formação irão replicar as metodologias e estratégias adquiridas em suas respectivas localidades, para os professores coordenadores de área (PCAs) das escolas abrangidas por cada Regional. No momento seguinte, os PCAs transmitirão o conteúdo para os demais professores das unidades de ensino em que estão lotados. Com isso, a formação ganha capilaridade para toda a rede.
A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, aponta que o conhecimento matemático é imprescindível para o desenvolvimento humano e para o progresso coletivo da sociedade.
“Culturalmente, se pensa que não aprender matemática é compreensível, por ser considerada como algo difícil. Precisamos lutar contra esta mentalidade. Aprender matemática não é só encher o caderno de fórmulas, mas desenvolver o cérebro, aprimorar o pensamento lógico. Isso auxilia a pessoa a saber tomar decisões, a resolver problemas cotidianos. Não podemos aceitar que nossos estudantes concluam a educação básica sem ter estas habilidades. O conhecimento matemático proporciona vários outros fatores para a conquista da cidadania do estudante”, ressalta a gestora.
Na programação do encontro, houve estudos estratégicos, escuta ativa dos representantes das Regionais sobre os o processo de aplicação das avaliações diagnósticas e externas, apresentações de oficinas e palestra.
Rejane Marques, articuladora de Gestão da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 13, sediada em Crateús, acompanha as formações que são realizadas em nível local. Para a educadora, o fórum estadual tem potencial de proporcionar impactos significativos no dia a dia das escolas.
“Esses três dias de encontro foram uma imersão. Nosso estado é pioneiro na característica de imergir os seus profissionais no processo. Isso gera engajamento, participação e um acúmulo de bagagem gigantesco. Investir no nosso professor é uma iniciativa positiva para efetivar o trabalho pedagógico na sala de aula. Discutir, refletir e apontar onde não estamos bem é o ponto de partida. Com isso, identificamos estratégias, planejamos ações e também potencializamos o que já temos feito. Vimos aqui ideias semelhantes às que já tínhamos, assim como outras bastante diferentes, o que nos deixa encantados. Desta forma, ampliamos as nossas possibilidades e recarregamos as energias para levar esta experiência até os profissionais nas sala de aula”, avalia.
O Foco na Aprendizagem ocorre desde 2020 e concentra-se no trabalho pedago?gico para a aprendizagem dos estudantes, por meio da avaliac?a?o diagno?stica-formativa, articulada ao uso de material didático estruturado, formac?a?o continuada de professores e tutoria de Língua Portuguesa e Matemática, bem como das áreas do conhecimento de Ciências da Natureza e Ciências Humanas Sociais Aplicadas. A ação é pautada nas premissas da equidade, descentralizac?a?o e articulac?a?o curricular.
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