As mãos dedicadas de Thamini dos Santos Pereira cuida da saúde de quase 800 cidadãos da etnia Katukina, habitantes da Terra Indígena (TI) Campinas Katukina, localizada às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul.
A enfermeira do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) está entre os 65 técnicos da rede municipal e estadual de Saúde do Vale do Juruá que recebem capacitação sobre sala de vacinação, entre os dias 14 e 18 deste mês, em Cruzeiro do Sul.
Para ela, as novas instruções colaboram para promover aos povos originários bem-estar. “Com conhecimento, o profissional produz com mais qualidade. É uma forma de passar confiança aos indígenas, sobretudo no que diz respeito à vacinação, que é um método que previne inúmeras doenças. Trata-se de um momento enriquecedor, que fará toda a diferença no meu trabalho”, argumenta.
Ao todo, 165 profissionais de todo o Acre receberão atualização técnica e gerencial, por meio da empresa Capacita Brasil. A iniciativa é fruto da parceria entre o grupo Mulheres do Brasil, conselhos municipais de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
“Estamos aprendendo novas técnicas de imunização, com orientações voltadas à oferta de uma vacinação mais segura para as famílias, e à sensibilização dos profissionais sobre quais estratégias utilizar para alcançar os indicadores de imunização do estado. Além disso, temos a ideia de propagar os conhecimentos adquiridos aos servidores que não puderam participar”, pontua a coordenadora estadual do Plano Nacional de Imunizações (PNI), Renata Quiles.
Na pauta, os conceitos fundamentais de imunologia e aspectos práticos da vacinação, manejo dos calendários e de emergências em sala de vacinação, organização da sala, além da conservação, transporte e administração segura das vacinas, eventos adversos pós-vacinação, metas de cobertura vacinal e estratégias de vacinação.
“A ideia é resgatar e valorizar a importância da vacinação no controle de doenças imunopreviníveis. Para isso, é necessária a união de forças que proporcione mais qualidade de vida aos brasileiros”, afirma Evelin Plácido, coordenadora da área técnica de imunização do Projeto Xingu, da Universidade Federal de São Paulo.
O projeto Unidos pela Vacina, que é desenvolvido pelo grupo Mulheres do Brasil, recebe apoio financeiro da United States Agency For Internacional Developmen (Usaid), New Partnershisp Initiative (NPI Expand) e Sitawi Finanças do Bem para atuar na conscientização, mobilização e valorização da vacinação no Brasil.
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado