Enfermeira Maria Costa orienta mães de pacientes nas alas de internamento do Hias sobre amamentação
O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), concluiu, nessa segunda-feira (7), a programação da campanha Agosto Dourado, uma semana especial dedicada à conscientização e incentivo ao aleitamento materno. Entre os dias primeiro e sete de agosto, a unidade hospitalar promoveu uma série de atividades voltadas para mães lactantes e seus bebês, reforçando a importância do leite materno na nutrição e no desenvolvimento infantil.
Uma das principais iniciativas da semana foi a abordagem feita pelos profissionais do Banco de Leite Humano (BLH) com as mães acompanhantes de pacientes da unidade, fornecendo informações e apoio sobre amamentação. A enfermeira Maria Costa enfatizou a relevância das orientações oferecidas, visando garantir o sucesso da amamentação e o bem-estar das mães e dos bebês.
Uma das instruções diz respeito ao período em que a mãe volta ao trabalho e precisa fazer a coleta e gerenciar o próprio estoque do alimento em casa. “O aleitamento dura pelo menos seis meses, mas com quatro, normalmente, a mãe já precisa trabalhar. Nós esclarecemos sobre essa questão, aconselhando que ela mantenha o vínculo, pois a criança não pode ficar sem o leite materno. É preciso ver cada caso individualmente, então desde o momento da internação, nós já fazemos essas orientações”, explicou.
Atividade reúne mães de pacientes para debater mitos e verdades sobre aleitamento materno
A autônoma Gisele Oliveira, mãe da Sara, de dois meses, foi uma das mães orientadas pela ação e também já foi beneficiada pelo estoque do BLH durante o internamento da filha. “Eu sei que ela está tomando o melhor alimento pra ela, que tudo o que ela precisa tem no leite materno. Às vezes a gente não sabe que existe essa iniciativa, fica sem orientação e já vi mães desistirem de amamentar. Então, achei a abordagem ótima”, elogiou.
Além disso, o Hias promoveu uma roda de conversa, na qual as mães acompanhantes de pacientes internados na unidade tiveram a oportunidade de discutir mitos e verdades sobre a amamentação. A oportunidade permitiu a troca de experiências entre as mães e os profissionais do BLH, proporcionando um ambiente acolhedor para esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimentos. Como parte dessa interação enriquecedora, houve também sorteio de brindes e coffee break, proporcionando um momento de descontração, fortalecimento de laços e criação de uma rede de apoio mútuo.
Silvana Silva Xavier, mãe da recém-nascida Sofia, de apenas seis dias de vida, participou da programação e elogiou o momento de aprendizagem. “Ainda não estou amamentando, porque a minha filha está na unidade, mas estou tirando leite para ela tomar na sonda. Com as orientações, pude fazer a coleta, e achei muito importante participar. As atividades têm me ajudado bastante”, ressaltou.
Representantes de sala de coleta de Fortaleza e do Interior são homenageadas pelo Banco de Leite Humano do Hias
No último dia da campanha, o Banco de Leite Humano (BLH) homenageou as representantes das 20 salas de coleta e apoio à amamentação vinculadas ao Hias, localizadas tanto em Fortaleza, como no Interior. As profissionais presentes foram agraciadas com certificados de reconhecimento pelo seu trabalho em prol da nutrição e saúde infantil.
As salas de coleta e apoio à amamentação desempenham um papel fundamental na manutenção do estoque de leite humano do Hias, realizando a ponte entre as mães e o BLH. Além disso, oferecem assistência e orientações às mães que amamentam, garantindo que a jornada da amamentação seja tranquila e bem-sucedida.
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado