Em comemoração ao Dia Internacional da Superdotação, nesta quinta-feira, 10, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio de seu Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) , realiza uma programação especial com seus educandos. Entre as ações constam contação de histórias, palestras, além de gincanas e lanche especial.
As comemorações, no entanto, começaram na terça, dia 8, com oficina de comunicação em que os estudantes tiveram noções de produção textual – usando elementos da TV – para a melhoria da comunicação oral e escrita, por meio de ação pedagógica desenvolvida pela jornalista Antônio Prado. Depois a programação continuou com a palestra da escritora Beatriz Tajima, autora do livro “Azul Petróleo”. Na conversa a poetisa catarinense falou sobre poesia, varal literário e também a junção da literatura com a música, teatro entre outros assuntos.
Nesta quarta-feira, dia 9, a programação prossegue com gincanas e recreação.
De acordo com a coordenadora do NAAHS, pedagoga Sandra Duarte Hottersbach, comemorar o dia Internacional da Superdotação tem a finalidade de tirar pessoas com essas caraterísticas do anonimato: “Essa data especial foi criada em Praga, na República Tcheca, em 2011, durante o Encontro do Conselho Mundial das Crianças Superdotadas e Talentosas para tirar pessoas com superdotação da invisibilidade, pois até então, elas não eram vistas. Portanto, comemorar a data permite mostrar para a sociedade que temos aqui em Santa Catarina jovens e crianças com altas habilidades e que muitas vezes não são identificadas nas escolas. Ao comemorar a data queremos dar visibilidade e oportunidade para essas pessoas”.
Estudantes atendidos
De acordo com o Censo Escolar 2022, realizado pelo Ministério da Educação, em todo o Brasil existem 26.589 estudantes da educação básica identificados com Altas Habilidades/Superdotação, sendo 1.909 em Santa Catarina.
No seu campus em São José, a FCEE atende 53 alunos com altas habilidades/superdotação, enquanto em todo o estado são 766 estudantes, atendidos nos 32 polos regionais de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/ Superdotação, que funcionam junto a escolas da rede estadual de ensino e realizam avaliações e atendimento educacional especializado.
Capacitação contínua
A FCEE investe continuamente na qualificação do atendimento na área das AH/SD e nos últimos anos foi responsável, junto com a Secretaria de Estado da Educação, pela implantação dos 32 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altas Habilidades/Superdotação na rede estadual de ensino de Santa Catarina.
Em 2022, foram 314 profissionais da educação de Santa Catarina, atuantes em escolas públicas e particulares, capacitados pela equipe do NAAHS/FCEE na área de altas habilidades e superdotação. Em 2023, até o momento foram 243 profissionais capacitados.
Sobra Altas Habilidades
A pessoa com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação apresenta necessidades educacionais especiais, pois demonstra discrepâncias no ritmo em algumas áreas do seu desenvolvimento, estando acima da média para sua faixa etária. São pessoas que possuem facilidade e rapidez na aquisição de conhecimento, potencial criativo que pode ser em uma área isolada ou combinada. Apresenta grande envolvimento com a tarefa e destacam-se em alguma área ou áreas de seu interesse.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo