Foto: Divulgação / SED
Educar para prevenir, prevenir para salvar – esta é a missão do projeto pedagógico “Bombeiro Mirim”. A iniciativa adotada pela Escola Estadual Willy Hering, de Rio do Sul, consiste em uma ferramenta de complementação educacional promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de SC destinada para crianças e adolescentes.
O programa é voltado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo promover orientação vocacional, desenvolvimento de responsabilidade, bem como valorização da autoestima e da cidadania.
As aulas são ministradas em âmbito escolar para capacitar os jovens estudantes, mediante exercícios teóricos e práticos, a agir de forma preventiva em casos de acidentes. Além de preparar os alunos, os instrutores promovem motivação de valores, disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos, a natureza e a prática de solidariedade.
“Estou muito satisfeita com o programa Bombeiro Mirim. É muito importante para nossos alunos, pois é uma ferramenta fundamental no dia-a-dia de cada um deles. Eles adoraram participar, questionar… Estavam motivados em todos os conteúdos trabalhados, principalmente na visita ao quartel. O programa torna-os responsáveis e comprometidos e para mim tudo que vem a somar para a educação e formação dos alunos, é bem-vindo em nossa escola”, comentou Neusa Teresinha Girardi, diretora da EEB Willy Hering.
Plano de ensino
O cronograma de atividades do curso consiste em 12 horas de aula compostas pelos seguintes tópicos: noções de ordem, prevenção de acidentes domésticos, noções de segurança, noções de primeiros socorros, sistemas preventivos contra incêndio, além de visita ao quartel do corpo de bombeiro militar e formatura.
O projeto é gratuito e pode ser oferecido em escolas da rede pública e particular, mediante autorização dos pais.
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo