Na próxima quarta-feira, 2, às 13h30, o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará a solenidade de abertura da Operação Horizonte . A cerimônia reunirá autoridades e rondonistas no município de Água Doce, no Meio-Oeste Catarinense. O evento ocorrerá na Associação Sociedade Sertanejo Esporte Clube.
A Operação Horizonte será a maior da história do NER Udesc. Cerca de 400 rondonistas participarão das atividades, incluindo mais de 300 estudantes e servidores da Udesc e mais de uma centena enviados por organizações parceiras, com foco no desenvolvimento dos 25 municípios contemplados. O encerramento da operação, em 12 de agosto, será realizado no município de Vargem.
Dentre as parcerias (veja lista abaixo), estarão representantes de outros seis Estados (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão) e quatro países (Equador, Paraguai, Guiné-Bissau e Angola).
Ação pioneira
Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
Ao longo de dez dias, os rondonistas desenvolverão ações diversas relacionadas às oito áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho.
Além da Udesc, a lista de rondonistas para a Operação Horizonte tem acadêmicos e/ou servidores das seguintes instituições parceiras:
Delegações
As instituições com maior número de participantes além da Udesc serão a Uesc, da Bahia, com quase 30 membros, e Unifae, de São Paulo, com cerca de 20.
Também participarão representantes da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC), dentre outras organizações.
Participação internacional
Dentre os estrangeiros, a maior delegação é fromada por dez estudantes de Artes Cênicas da Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador. Os estudantes chegaram a Florianópolis nesta semana e, acompanhados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), conheceram o campus da universidade na Capital e também em Laguna.
As atividades da operação serão realizadas em 25 dos 35 municípios vinculados às três associações convidadas: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai).
Mais informações
Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No site do NER , é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook , o Instagram e o YouTube .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 28°
Tempo limpo