A Secretária Adjunta da Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders, foi empossada como membro do Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Cenac), como representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED). A solenidade do Ministério de Educação aconteceu nesta terça-feira, 25. Os colegiados fazem parte da nova política de alfabetização, instituída no mês passado.
“Santa Catarina aderiu ao programa de alfabetização do Governo Federal visando, principalmente, a qualidade de ensino dos nossos estudantes. A alfabetização é uma das nossas prioridades, tendo em vista que, se a criança não consegue se alfabetizar, ela pode ter muitas dificuldades na sua vida, por isso a alfabetização precisa ser trabalhada desde a primeira infância”, destacou Lueders.
De acordo com o MEC, o principal objetivo do CENAC é fundamentar a nova política de alfabetização de crianças na idade certa, que está sendo construída entre governo federal, estados e municípios.
O Cenac também irá aprovar os planos de ação de estados e municípios para efetiva implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; avaliar os relatórios de monitoramento enviados sobre a execução da política; fazer recomendações para aperfeiçoar o cumprimento deste compromisso; e sistematizar dados para subsidiar as tomadas de decisões pelo MEC.
O Comitê é presidido pelo ministro da Educação e composto por representantes do MEC; do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da Undime; e do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec).
Mín. 13° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Parcialmente nublado