Com objetivo de fomentar ações conjuntas em inovação, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital e a Prefeitura de Pato Branco assinaram na manhã desta quinta-feira (20) um protocolo de intenções e termo de cooperação técnica para fomentar novas pesquisas e o ecossistema local deempresas de base tecnológica.
O Estado e a instituição financeira vão incentivar rodadas com orientação técnica no Parque Tecnológico de Pato Branco, que tem estrutura voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas, além de garantir acesso a financiamentos customizados e programas de caráter de inovação para empresas da cidade.
O diretor administrativo do banco, Luiz Carlos Borges da Silveira, afirmou que esse acordo demonstra que o Governo está transformando o Paraná num dos estados mais inovadores do Brasil. "A cidade de Pato Branco é um polo de referência nessa área, e BRDE vai apoiá-la a consolidar a sua força pela inovação", afirmou.
O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, disse que Pato Branco representa um importante polo na região Sudoeste. “Pato Branco é uma referência para outros municípios e com esse aporte financeiro com certeza vai dar um passo maior para novos investimentos e desenvolvimento das própriasindústriasde tecnologia. Via Secretaria, também vamos criar na cidade um Núcleo Regional de Inovação , com espaço de coworking gratuito para população, além da instalação de pontos dewi-fipúblico”, completou.
"O objetivo é realizar ações conjuntasno Paraná, visando o apoio a programas, projetos e ações de comum interesse, com ênfase nos processos de inovação, capacitação e adoção de novas tecnologias”, acrescentou o diretor paranaense do banco, Wilson BleyLipski.
O prefeito de Pato Branco, RobsonCantu, disse que esse apoio coloca o município como uma das “capitais tecnológicas do Paraná". “A credibilidade do BRDE em apoiar nosso projeto ajuda a fomentar o trabalho das startups locais”, completou.
OUTRAS PARCERIAS– O BRDE já assinou acordos similares com o IguassuValley , no Espaço Digital Show Rural, em fevereiro desse ano, dentro do Programa Oeste em Desenvolvimento, com foco em inovação no agronegócio; com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) , com a finalidade de abrir novos investimentos em projetos ligados à inovação; com o CillaTech Park , em Guarapuava, para fomentar a relação entre empresas e universidades; e com o Biopark, parque tecnológico de Toledo, para incentivar negócios e tecnologias inovadoras.
PRESENÇAS– Também estiveram presentes nas assinaturas odiretor de Inovação do BRDE, Iran Taques; o coordenador de Política Estadual e Articulação com o Ecossistema de Inovação do BRDE, GilesBalbinotti; osuperintendente do BRDE, PauloStarke; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla; o diretor de operações da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Lauro Costa; o deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho; e o diretor da HIMIX, Celso Saito.
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 23°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva