Foto: divulgação/SED
Os alunos da Escola Prefeito Frederico Probst, do município de Petrolândia, tiveram a oportunidade de realizar atividades relacionadas ao dia a dia do trabalhador rural, entendendo a dinâmica da produção de alimentos para posteriormente colocar os aprendizados em prática. O projeto intitulado “O campo como lugar de vidas, de relações humanas, de direitos humanos, de culturas e de produção de alimentos” foi realizado pela turma do 2º ano do Novo Ensino Médio.
A iniciativa teve como objetivo analisar os manejos agrícolas e seus impactos ambientais, buscando estabelecer um paralelo entre o convencional e o agroecológico. Bem como compreender a sustentabilidade enquanto princípio de manutenção das diferentes formas de vida, e suas dimensões, utilizando estratégias sustentáveis de manejo da água, desde a captação até o consumo consciente na agricultura e na geração de energia.
Os estudantes saíram da sala de aula e visitaram propriedades rurais para aprender na prática como é o dia a dia de quem trabalha no campo. A atividade faz parte de um projeto desenvolvido com base nas Trilhas de Aprofundamento do Novo Ensino Médio. Eles visitaram diversas propriedades do município para entender como é a rotina do agricultor na produção de alimentos e depois colocaram o aprendizado em prática.
A turma foi dividida em 4 grupos, onde cada grupo desenvolveu visitas, pesquisas, entrevistas, coleta e análise de dados, produção de tabelas, gráficos e maquetes para a elaboração dos projetos.
Feira de Matemática e Ciências de Ituporanga
Durante o seminário, os participantes fizeram a votação para escolher o projeto que representará a escola na Feira de Matemática e Ciências da Região de Ituporanga (FEMACRI). O projeto selecionado em primeiro lugar foi “Cachaças Medicinais” e em segundo lugar ficou o projeto “Morangos na escola”.
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