Terça, 26 de Novembro de 2024 08:40
31 98592-5801
Educação Educação

Universidade Gratuita é aprovado na Alesc e permite que milhares de jovens catarinenses acessem o ensino superior

Foto: Ricardo Trida / SecomJaqueline Rivas tem 22 anos e, no início da semana, recebeu a notícia que mais esperou nos últimos anos: foi aprovada no...

11/07/2023 18h20
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Ricardo Trida / Secom

Jaqueline Rivas tem 22 anos e, no início da semana, recebeu a notícia que mais esperou nos últimos anos: foi aprovada no vestibular de medicina da Univille, em Joinville. Ela e a mãe, Lucimeri Riva, aguardavam ansiosas a votação do Programa Universidade Gratuita na tarde desta terça-feira, 11. O programa se tornou uma esperança para a família realizar um sonho, já que Lucimeri não tem condições financeiras de custear a faculdade de medicina.

“Ela sempre teve o sonho de cursar medicina e ajudar os mais necessitados. Estou contando com a aprovação do Programa Universidade Gratuita, que vai tornar o sonho realidade”, disse Lucimeri. O programa foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira pela maioria dos parlamentares, permitindo que além da Jaqueline, muitos outros catarinenses possam sonhas com um curso universitário.

“É um dia muito importante para a educação de Santa Catarina, eu sei da dificuldade de custear uma universidade que pode chegar a custar oito, nove mil reais. Isso levava uma família à falência. Iremos bancar os estudos dos catarinenses para que depois eles devolvam à sociedade em forma de trabalho. Queremos tornar os sonhos dos catarinenses uma realidade”, comemorou o governador Jorginho Mello.

O programa irá custear 100% do curso na universidade em várias áreas. O programa priorizará alunos que não tenham condições de pagar com a renda familiar a formação no ensino superior.

O secretário da Educação, Aristides Cimadon, salientou que o Governo do Estado está democratizando o acesso ao ensino superior. “Estamos ampliando as oportunidades dos nossos jovens cursarem uma graduação em medicina, engenharia e tantos outros cursos. Os estudantes também terão mais oportunidades de conseguirem bolsas nas universidades privadas, já que estamos mais do que duplicando os recursos para isso”. 

“Este programa vai revolucionar a educação catarinense e contribuir com o desenvolvimento econômico de nosso Estado. Certamente, irá se tornar um case de ensino superior gratuito no Brasil. O passo que o parlamento deu hoje representa, para nossos jovens, mais acesso ao fomento da educação”, comemora o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto.

Próximos passos

Com a aprovação dos projetos na Assembleia, eles seguem para a sanção do governador Jorginho Mello. Após isso, a Secretaria de Educação fará dois decretos para regular a operação do programa, além de uma portaria com as regras para cadastramento das mantenedoras, mantidas e cursos.

*matéria em atualização; ainda receberá novas informações e detalhes sobre a aprovação do projeto

Secretaria da Educação
Fernanda Kleinebing
(49) 99948-9279


Secretaria da Casa Civil
Alessandro Neves
(48) 99965-8937

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 05h04
13°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 27°

13° Sensação
1.31 km/h Vento
96% Umidade do ar
1% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo nublado
Amanhã (28/11)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo nublado