A Polícia Militar recebeu denúncia, via COPOM, na noite da quinta-feira, 06/07/23, informando que havia uma retroescavadeira, próximo à linha do trem de uma empresa de logística, em São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito (MG). E que foram vistos dois homens saindo de um matagal e indo em direção à máquina.
Ao se aproximarem do local indicado, os militares visualizaram uma retroescavadeira em operação, ao lado da linha férrea. A viatura retornou para a estrada principal e, pouco tempo depois, um caminhão veio em direção à equipe policial, que deu ordem de parada para abordagem. O motorista não obedeceu e empreendeu fuga rumo a Itabirito. O caminhão Volvo VM 270 foi perseguido e o motorista, de 21 anos, abordado. Pouco tempo depois, foi abordado, nas proximidades, outro motorista, de 35 anos, que dirigia um caminhão VW 16.220. E os militares encontraram um caminhão VW 24.280, carregado com material utilizado para compôr a linha férrea, sem motorista.
Em seguida, foi encontrada uma retroescavadeira CATTERPILAR 416E com dois ocupantes: o motorista, de 52 anos, e um passageiro, de 36. Segundo este, a máquina foi contratada para fazer o carregamento de minério furtado e que os outros três caminhões iriam transportar o produto do furto.
Durante as diligências, os militares receberam informação de que havia um trem parado e que o maquinista disse que havia três indivíduos armados, próximo ao trem. E que um vigia que estava no local em um veículo Hyundai HB20, havia corrido em direção à cabine do trem, pois indivíduos haviam efetuado um disparo de arma de fogo em direção ao veículo.
As equipes se deslocaram para onde estavam o maquinista e o vigia e, no caminho, foi encontrado o Hyundai HB20 - que estava com marca de tiro de arma de fogo na coluna do para-brisa no lado do motorista - tendo o projétil transfixado essa coluna. Durante o trajeto para o pátio, uma equipe policial encontrou com um motorista de reboque, o qual informou que havia encontrado com uma Caminhonete S10, de cor branca, e com um Fiat Argo, de cor preta, próximo à ponte do Ribeirão do Eixo, chegando à BR 040.
Os militares realizaram contato com a equipe de segurança da linha, sendo relatado que os dois veículos foram roubados por quatro indivíduos e, segundo o sistema de monitoramento por GPS, haviam sido abandonados próximo ao pedágio da BR 040. No local apontado, os policiais acionaram o guincho, que conduziu os dois veículos ao pátio credenciado.
Os quatro autores foram presos em flagrante e conduzidos para a Delegacia de Plantão. E os três caminhões e a escavadeira foram apreendidos e rebocados, após a ação exitosa da Polícia Militar.
Mín. 19° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 21°
Chuvas esparsas