A Secretaria da Educação (Seduc) recebeu, nesta quinta-feira (6), representações das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino, de Beberibe, e Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal, que são destaque no “World’s Best School Prizes 2023” (Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023). As comitivas, compostas por estudantes, professores e gestores, foram recepcionadas pela secretária da Educação, Eliana Estrela. Também participaram do encontro os secretários executivos de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, e do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes.
As unidades de ensino cearenses estão na lista do top 10 no Prêmio, em suas respectivas áreas: “Ação ambiental” e “Apoiando vidas saudáveis”. Eliana Estrela ressalta que as escolas da rede estadual buscam trabalhar um currículo diversificado, o que promove o fortalecimento da rede.
“São projetos importantes, que começam no chão da sala de aula, a partir do pensamento de estudantes, professores e gestão da escola. É fruto de um esforço de várias mãos, que contempla muitas perspectivas, sempre visando à melhoria da educação. Com certeza, o resultado que as duas escolas cearenses alcançarem mais adiante no prêmio, já tem o nosso reconhecimento”, frisa a secretária.
Logo após ter sido construída, em 2019, a EEMTI Jaime Tomaz de Aquino aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Desta forma, conseguiu implementar um programa abrangente com foco em currículo, gestão do espaço físico e educação socioambiental, em um esforço para ampliar a consciência sobre as questões ecológicas.
A escola aborda tópicos como desperdício de recursos e descarte incorreto de resíduos. Ao mesmo tempo, aulas de campo e workshops oferecem experiência prática na reutilização de garrafas e reciclagem de papel, por exemplo. Além disso, a escola participa de eventos na área e colabora com organizações envolvidas na preservação da natureza. Em relação à gestão ambiental, a EEMTI Jaime Tomaz promove o uso racional de energia, a coleta seletiva e a captação de água de aparelhos de ar-condicionado e da chuva.
Emilly Bernardo, de 16 anos, cursa a 2ª série na EEMTI de Beberibe. A jovem entende que a classificação da escola entre as 10 melhores do mundo mostra a força da escola pública cearense. “A gente percebe que é capaz, mesmo sendo de uma escola relativamente pequena, e que podemos ser destaque em um evento como esse. Desenvolvemos várias ações, com o apoio tanto dos professores, como de muitos alunos. Temos iniciativas como o cultivo de horta, a reciclagem de papel e a coleta seletiva do lixo, por exemplo. O nosso trabalho é de conscientização”, explica.
O professor Ocivan Moreira, que leciona a disciplina de História na unidade de ensino e é responsável pelas ações ligadas ao protagonismo estudantil, esclarece que várias das ações da escola têm se expandido para a comunidade do distrito de Forquilha, onde a instituição fica localizada.
“A educação hoje não tem como dialogar com o mundo sem se preocupar com o meio ambiente. É muito importante que a escola exerça esse compromisso e mantenha no seu calendário pedagógico o desenvolvimento de atividades e projetos que contribuam com a preservação do planeta. Além disso, práticas ecológicas e sustentáveis são fundamentais para a aprendizagem. Pra gente mudar o mundo, primeiro precisa mudar a nós mesmos. Pretendemos ser uma escola modelo não só no discurso, mas principalmente na prática”, argumenta o professor.
O projeto “Adote um Estudante” é uma ação voltada à saúde mental dos alunos da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, no município de Carnaubal. No retorno ao modelo presencial, após a pandemia, os professores diretores de turma observaram, em sala de aula, que muitos jovens enfrentavam problemas de ansiedade, transtorno de depressão, automutilação, baixa autoestima, dificuldades de comunicação e de socialização.
Para reverter o cenário, o professor de educação física Guilherme Barroso, que também atua como diretor de turma na instituição, sugeriu a criação de um projeto que trabalhasse com o apoio de psicólogos voluntários, de diversas partes do Brasil. Os profissionais ofereceriam atendimentos via Google Meet, possibilitando aos alunos receber assistência psicológica de forma individual. Assim, foi criado o “Adote um estudante”. Além dessa vertente, o projeto também oferta atividades de esporte e oficinas de teatro, dança, pintura e crochê.
Carolaine Oliveira, de 17 anos, cursa a 2ª série na EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves. A jovem, que hoje atua como monitora de dança e também do Laboratório de Informática na escola, revela que no início do ano enfrentou dificuldade no campo emocional.
“Foi um começo de ano muito difícil para mim. Não tinha perspectiva de vida. Pelo projeto, consegui me encontrar e ver o que eu queria. Sempre digo a todos que a escola virou a minha segunda casa. Fico lá de manhã, à tarde e à noite. Estar lá me faz muito bem, principalmente após iniciar no projeto. Tive algumas sessões com psicólogo, mas minha terapia principal não é conversar, e sim fazer algo prático, como a dança, que é onde eu me encontro mais. A experiência como monitora ajuda a ocupar a mente e a estar mais próxima aos demais alunos, auxiliando-os no que precisarem”, descreve a aluna.
Guilherme Barroso, professor de Educação Física e Diretor de Turma na EEMTI de Carnaubal, lembra que hoje há mais de 40 psicólogos engajados na iniciativa, oferecendo atendimentos de forma on-line, gratuitamente.
“Carnaubal não tem tantos profissionais disponíveis, e as famílias dos estudantes também não têm condições de pagar pelo serviço. Tínhamos alunos que não conseguiam socializar, nem interagir, e hoje vemos uma realidade bastante diferente. Receber a notícia da classificação no prêmio foi muito gratificante. Mas, nossa alegria maior é poder ajudar os jovens. Tivemos mais de 40 assistidos pelo projeto até agora, e hoje outras escolas pedem para aderir à ideia. Temos solicitações de instituições da Paraíba, do Piauí e do Paraná. Nosso objetivo é que a ação se estabeleça em outros locais. Vamos fornecer o passo a passo do projeto, também de forma voluntária”, aponta o professor.
O Prêmio Melhores Escolas do Mundo é dividido em cinco categorias. Em setembro próximo, serão conhecidas as três escolas finalistas em cada uma. No mês seguinte, haverá a divulgação dos primeiros lugares. As escolas vencedoras receberão 50 mil dólares. O Brasil tem, ao todo, cinco representantes na disputa, incluindo as escolas cearenses.
Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas nosite oficial e na página do prêmio no Instagram
@bestschoolprize
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