A Secretaria de Estado da Educação (SED) e a União dos dirigentes municipais de educação (Undime/SC) promoveram, na noite desta terça-feira, 4, uma reunião online com pais e responsáveis das escolas de Santa Catarina. Com o tema, “Família e escola: pontes para a educação de qualidade”, a iniciativa inédita teve a adesão de mais de 40 mil pessoas.
Além das boas-vindas do governador Jorginho Mello, a live teve participação do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretária adjunta, Patrícia Lueders e do presidente da Undime/SC, Alex Tardetti. Na programação, Laine Valgas fez uma palestra com o tema: “como o ambiente familiar influencia no desenvolvimento escolar de seu filho”, enfatizando o papel da família no desenvolvimento.
:: Clique aqui para assistir
“Eu sempre lutei pela participação na família na escola, para poder ajudar os filhos e a própria sociedade. Isso é salutar pra escola e para os professores. Temos certeza que ações como esta de hoje terão resultados importantes” comemorou o governador. Jorginho Mello também destacou que o Governo do Estado alterou uma instrução normativa publicada em setembro do ano passado que proibia a comercialização e distribuição de alimentos em períodos em que as escolas não realizem suas atividades normais, aproximando novamente as famílias das escolas.
O secretário Cimadon enfatizou que fortalecer a presença das famílias na formação é uma das prioridades da gestão. “Nós queremos ter a presença da família na escola para transformar efetivamente a educação em Santa Catarina, com acompanhamento dos pais, porque zelamos e prezamos pela formação de nossas crianças e jovens. Afinal, a educação é o grande instrumento para o desenvolvimento pessoal e de toda a sociedade”.
A secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, abordou o fortalecimento da parceria com os municípios, considerando que todos são estudantes de Santa Catarina, independente da rede. Já o Presidente da Undime/SC, Alex Tardetti destacou a importância de enfatizar a participação da família nas escolas municipais “a família é a base para a educação”, finalizou.
Em palestra, Laine Valgas destaca o papel na família para o desenvolvimento de jovens e adolescentes
Em sua palestra, a jornalista e especialista em neurociências, Laine Valgas, destacou a importância das famílias no desenvolvimento dos estudantes e a contribuição para a saúde mental e inteligência emocional .“Ser família não é só estar junto na mesma casa ou ter o mesmo sangue. Ser família é entender a sua função dentro dessa casa. Você precisa aprender a se cuidar primeiro, para ser família. Caso contrário, você é uma pessoa morando com outras”, explicou Laine. A palestrante destacou que, para as famílias conseguirem chegar nas escolas, é preciso gerir as emoções.
Assessoria de comunicação da Secretaria da Educação
Fernanda Kleinebing
(49) 9 9948-9279
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado