“O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Essa frase do filósofo Immanuel Kant representa bem a história de Andreza Vieira de Souza, 21 anos. Aos 15, a adolescente agarrou a oportunidade que mudaria sua vida.
Em 2017, Andreza conheceu os cursos técnicos ofertados pelo governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). “Eu estudava na Escola Clícia Gadelha, quando um dia chegaram umas pessoas apresentando os cursos do Ieptec. Eu escolhi o Curso Técnico em Enfermagem e fui contemplada com uma vaga”, conta.
A formação escolhida pela jovem consta no catálogo de cursos da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, unidade da Rede Ieptec em Rio Branco. Foi a partir da capacitação que Andreza decidiu que profissão seguir. “Não tinha ideia que iria fazer esse curso, até por ter chegado na minha escola quando eu era muito nova ainda. Foi uma grata surpresa pra mim. Fiquei apaixonada pela área, e continuei. Hoje, graças a Deus, ao Ieptec e à Maria Moreira, tenho meu curso e sou concursada na área”.
Em 27 de junho de 2023 Andreza tomou posse no concurso público da Sesacre: “Formei em junho de 2022 e, seis meses depois, fiz o concurso, passei e já estou atuando na área como técnica em enfermagem”.
Para a coordenadora-geral do centro em saúde da Rede Ieptec, Glacimar Alves, “isso demonstra que temos uma boa equipe e cursos de qualidade, o que contribui para a aprovação de nossos alunos em concursos, e a inserção deles no mercado de trabalho”.
“É sempre uma alegria enorme para nós, do Ieptec, receber a notícia da aprovação de alunos ou ex-alunos nossos em concursos. Ficamos muito orgulhosos quando alcançam conquistas como essa”, disse o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.
Aos alunos da Rede Ieptec, Andreza deixa um recado: “Aproveitem! É uma oportunidade única. Estudem, terminem o curso, pois é uma área muito boa, e o Estado precisa de vocês”.
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado