A Secretaria de Estado da Educação (SED), promoveu, nos dias 28, 29 e 30 de junho, a III Formação das equipes multiprofissionais do Núcleo de Prevenção, Atenção e Atendimento às violências nas escolas (NEPRE), com o tema: prevenção das violências no ambiente escolar.
“A formação continuada dos profissionais é fundamental para contribuir com a cultura de paz nas escolas. Esses psicólogos e assistentes sociais realizam um trabalho indispensável nas nossas escolas”, explica a Secretária Adjunta da SED, Patrícia Lueders.
A formação continuada de profissionais qualifica os múltiplos olhares e amplia as perspectivas sobre a realidade da educação, promovendo às escolas lugar de respeito, da pluralidade de pensamentos, da expressão e do diálogo.
A capacitação é voltada às Equipes Multiprofissionais dos NEPRES das Coordenadorias Regionais de Educação, incluindo coordenadores, psicólogos e assistentes sociais. Tem como objetivo qualificar a atuação das equipes que atuam nos Núcleos, incluindo a promoção de uma educação em prol dos direitos humanos.
Para isso, a capacitação contou com a equipe da gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares, vinculada à Diretoria de Ensino da SED, e com a presença de professores e pesquisadores convidados tendo como eixo central a implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências nas Escolas, além da Formação Ética para a Prevenção da Violência Escolar.
Conheça o trabalho do Núcleos de Educação e Prevenção às Violências
O NEPRE está estruturado na Secretaria de Estado da Educação, nas 36 Coordenadorias Regionais de Educação e nas Unidades Escolares da rede estadual de ensino, prestando atendimento a estudantes e profissionais da rede estadual em todas as formas de violências.
O NEPRE da SED e os NEPREs das CREs contam com profissionais da área da Educação, da Psicologia e do Serviço Social, formando uma equipe multiprofissional.
Os NEPREs têm suas ações pautadas na Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola, objetivando o acolhimento, bem como a escuta, o diálogo, a mediação de conflitos, encaminhamentos administrativos e pedagógicos, a articulação e mobilização intersetorial, assim como o planejamento e a execução de ações pedagógicas de educação e prevenção, além da formação contínua nas temáticas que se referem às violências.
Mais informações
Jota Monteiro
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0353
Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Tempo nublado