Terça, 26 de Novembro de 2024 16:37
31 98592-5801
Educação Minas Gerais

Programa contribui para formação profissional no campo da tecnologia

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de Minas Gerais e da Hope Tech, Sucesu Minas tem como meta oferecer 500 bolsas de capacitação em um ano

28/06/2023 12h10
Por: Redação Fonte: ASCOM - Sucesu Minas,
ASCOM - Sucesu Minas,
ASCOM - Sucesu Minas,

A tecnologia e a inovação podem ser um dos principais meios de acesso ao trabalho com carteira assinada. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), estima-se um crescimento médio na demanda anual de 159 mil novos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil, ou a abertura de 797 mil vagas, até 2025. 

 

Com a intenção de viabilizar o acesso ao setor de tecnologia entre as pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Sucesu Minas, por meio do Open Jobs, oferece bolsas de estudos em cursos de capacitação em TI, além de conexão com o mercado de trabalho. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico de regiões carentes com base na formação profissional, contribuindo não só com a transformação da vida dos indivíduos e da comunidade, mas também auxiliando na redução da escassez de mão de obra especializada. 

 

De acordo com Celso Chapinotte, presidente da Sucesu Minas, o programa Open Jobs é um projeto que fomenta a formação de profissionais de TI no mercado, que tem mais de 400 mil vagas abertas em todo o Brasil. “Atuamos diretamente no confronto à falta de pessoas qualificadas, o que se torna totalmente sinérgico com as atividades da Sucesu e com as necessidades do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do estado de Minas Gerais”, completa.

 

As áreas de atuação contempladas pelo programa são diversas. Já os aprendizados obtidos pelos alunos incluem habilidades profissionais, emocionais e comportamentais, além de conhecimentos técnicos em desenvolvimento de software e inteligência artificial. 

 

Aulas

Os alunos passam por trilhas educacional e assistencial. Na trilha educacional, eles farão um programa intensivo de desenvolvimento de software e de inteligência artificial, com aulas gravadas e online e, caso necessário, terão aulas de reforço. Esse processo garante um certificado de desenvolvedor iniciante, garantindo a empregabilidade.

 

Após a trilha educacional, há um programa intensivo de desenvolvimento de soft skills e inteligência emocional, no qual aprendem habilidades profissionais, emocionais e comportamentais, que os ajudam a garantir a permanência no mercado. 

 

 Com a chegada à trilha assistencial, eles recebem mentorias pessoais para ajudar a fortalecer suas motivações e entendimento do processo. Além disso, o OpenJobs garante acesso à telemedicina para toda família, com apoio emocional de psicólogos.

 

Para melhor aproveitamento do programa, uma vez que todo o processo acontece de forma online, a partir de uma plataforma de EaD e reuniões virtuais com professores do programa, a Sucesu disponibiliza computadores aos estudantes. “Além de assistir às aulas online que trazem um processo prático de aprendizado, nossa sugestão é que estudem pelo menos duas horas por dia para conseguir fazer os módulos no prazo e terminar a jornada em seis meses,” salienta Chapinotte..

 

Inscrições e seleção

 

A seleção para os bolsistas é feita a partir das definições das localizações junto às empresas financiadoras e à equipe Open Jobs. O programa seleciona jovens de famílias que vivem com até um salário-mínimo, com o ensino médio completo ou cursando o último ano. No processo de seleção, é necessário realizar um teste vocacional, provas de raciocínio lógico e teste comportamental. 

 

Conseguindo uma pontuação mínima e uma posição favorável no ranking, de acordo com o número de vagas disponíveis, o candidato será chamado e iniciará a jornada junto ao restante do grupo selecionado.

 

“Hoje já temos como regiões a serem beneficiadas a Favela da Serra, comunidades de Contagem,  Betim e Governador Valadares, além do município de Bueno Brandão. Porém outras regiões podem se integrar, de acordo com as adesões das empresas”, esclarece Chapinotte.

 

Qualquer empresa pode participar do programa de desenvolvimento econômico para grupos de pessoas e/ou comunidades por meio de assinaturas por bolsista, como financiador, realizando o contrato com a Sucesu por meio do número (31) 99739-4474 ou e-mail comunicacao@sucesuminas.org.br.

 

O projeto visa fomentar vagas no mercado de tecnologia, tanto pelas empresas que aderem às capacitações quanto pelas empresas que participam na absorção desse banco de talentos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itabirito, MG
Atualizado às 15h04
27°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 27°

27° Sensação
2.74 km/h Vento
41% Umidade do ar
1% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)

Mín. 14° Máx. 28°

Tempo nublado
Amanhã (28/11)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo nublado