AOrquestra Filarmônica de Goiás(OFG) sobe ao palco do Teatro Goiânia, nesta sexta-feira (23/06), às 20 horas, para o concertoSinfonias Surpreendentes, que terá como regente a maestra italiana Gianna Fratta. Convidada de honra da noite, a pianista renomada e regente de orquestras de diversos países vai conduzir o repertório da apresentação, que conta com obras dos compositores Haydn, Nepomuceno e Tchaikovsky.
O diretor artístico e maestro titular da Filarmônica de Goiás, Neil Thomson, explica que o concerto vai ser dividido em três obras.
“A doceSerenata para Cordas, de Nepomuceno, dá início ao programa, exibindo lindas melodias e brincadeiras com ritmos brasileiros em uma escrita simples, mas contagiante”, conta.
A segunda peça é aSinfonia nº. 88 em Sol Maior, de Haydn. O regente esclarece que ela é uma das mais conhecidas do compositor e constantemente apresentada em sinfonias. A noite termina com a grandeSinfonia nº.5 do compositor russo Tchaikovsky, escrita em 1888.
“Essa sinfonia se mantém até hoje como a predileta de muitos amantes da música de concerto e se destaca pela criatividade e técnicas inovadoras de orquestração, que, juntamente com suas marcantes melodias, reproduzem cores e texturas irresistíveis até mesmo àqueles que se consideram iniciantes no exercício de escuta da música clássica”, assegura Neil Thomson.
Orquestra Filarmônica de Goiás
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), ligada àSecretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti), é gerida peloCentro de Educação, Trabalho e Tecnologia(Cett) daUniversidade Federal de Goiás(UFG), desde 2021.
Secti - Governo de Goiás
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas