No último domingo (23), o Ônibus Lilás esteve na Associação de Moradores da Vila Esperança, levando seus serviços para as mulheres da comunidade da Zonal Rural de São Luís.
Na oportunidade, foram ofertados serviços como: palestras, Ouvidoria da Mulher, acompanhamento psicológico, testes rápidos, assessoria jurídica, preventivo e entrega de absorventes, para combater a pobreza menstrual durante a pandemia.
Estiveram presentes na ocasião, as chefes do Departamento de Monitoramento e Avalição, e do Departamento de Gestão e Articulação da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Priscyla Freitas (DEMA) e Antonieta Lago (DEGA); da Ouvidoria da Mulher, Tamires Ribeiro; a deputada estadual Ana do Gás; a secretária de Mulher da FETAEMA, Gersina Viera Marques; e membros do Coletivo Elas.
“Muito feliz em estar na Vila Esperança, uma comunidade da zona rural, tratando de um tema tão importante como a pobreza menstrual, afinal sabemos que precisamos quebrar esses tabus para essa temática que é prioridade para as mulheres, que acabam muitas vezes sem ter o acesso ao material de higiene básico. Por isso, é importante trazer essa pauta para todas as esferas, para que esses órgãos públicos ajudem a fortalecer o direito as mulheres a ter acesso a esse item de higiene. Pensando nisso, fiz uma indicação com anteprojeto de Lei para análise da possibilidade de fornecimento de absorventes higiênicos biodegradáveis para alunas de
escolas públicas do nosso Estado”, ressaltou a deputada estadual Ana do Gás.
“Essa ação com o Ônibus Lilás reforça a parceria com a comunidade, que é muito importante para o acesso as políticas públicas, atendendo as mulheres das comunidades rurais. É uma conquista muito importante para nós mulheres, porque o ônibus foi conquistado na Marcha das Margaridas, maior movimento das mulheres da América Latina, em parceria com todos os movimentos das mulheres, reafirmando o pacto de enfrentamento à violência contra as mulheres”, pontuou a secretária de Mulher da FETAEMA, Gersina Viera Marques.
“O Ônibus Lilás é um pacto efetuado a partir de uma conquista da FETAEMA, que traz uma série de serviços como, saúde preventiva, assessoria jurídica e informação, possibilitando que as mulheres da zona rural tenham acesso as políticas públicas. Além disso, hoje, elas receberam kits com absorvente, sabonete e máscara, para que elas possam tratar da questão da pobreza menstrual, sobretudo, neste momento de pandemia”, observou a Ouvidora da Mulher Tamires Ribeiro.
Ônibus Lilás leva ações para mulheres residentes em localidades mais distantes dos centros urbanos.
Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 15° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 28°
Chuvas esparsas