O povoamento de Itabirito data do final do século XVII, época da descoberta do ouro em Minas Gerais. Naquela época destacava-se o Distrito de Acuruí (antigo Rio das Pedras) em um dos braços da Estrada Real, fazendo a ligação entre as minas existentes em Sabará e Vila Rica. O Pico de Itabirito era um importante marco geográfico para os deslocamentos das expedições pelo Rio das Velhas.
Itabirito está inserida na região do Quadrilátero Ferrífero e abriga importante atividade de exploração de minério de ferro, além de outros ramos dinâmicos nos setores da indústria e de serviços.
Situada na microrregião de Ouro Preto, Itabirito tem uma população estimada de 52.996 pessoas. O rendimento médio mensal dos trabalhadores formais, em 2019, era de 2,5 salários mínimos. Com 33,4 % de sua população ocupada em alguma atividade econômica, a cidade ocupa o primeiro lugar de sua região nesse aspecto.
Com um PIB de R$ 2.846.359.000,00 no ano de 2019, o PIB per capta de Itabirito, no valor de R$ 54.869,57, ocupa o segundo lugar da microrregião. O setor industrial, com destaque para a mineração, indústria têxtil e fabricação de bebidas, e também o setor de serviços, são os principais motores da economia da cidade.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 26°
ChuvaMín. 18° Máx. 27°
Chuva