Foto: Delamare de Oliveira Filho / Fesporte
A cerimônia de abertura da 13ª edição dos Jogos da Terceira Idade (Jasti) em São Bento do Sul foi realizada na noite de quinta-feira, 25. O evento que reúne mais de 2.500 atletas de 156 municípios catarinenses, com disputas até o dia 28, em 11 modalidades: Atletismo, Beach Tênis, Bocha, Bolão 23, Canastra, Dominó, Dança Coreográfica, Dança de Salão, Dança Popular, Truco e Voleibol adaptado.
Essa edição dos Jasti marca a primeira solenidade de uma etapa estadual com a presença do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Volei.
Em seu discurso, Paulão destacou a sua alegria e orgulho em estar presente em seu primeiro Jasti. “Confesso a vocês que esse orgulho dobra ao ter oportunidade de representar o governador Jorginho Mello num evento tão grandioso”.
Na sequência, enalteceu a Fesporte e a importância do esporte na vida das pessoas. “Ao ser convidado para a função de dirigir uma entidade tão importante, eu disse ao governador que é a mais importante do governo dele, pois estou aqui hoje como campeão olímpico, graças a um professor de educação física”.
O prefeito municipal de São Bento do Sul, Antonio Joaquim Tomazini Filho, agradeceu a presença de todos para esta edição dos Jasti. “Estou lisonjeado ao receber os senhores e senhoras aqui. Fiquei muito feliz ao observar muitos cabelinhos brancos passeando pela nossa cidade. Independente de medalhas, vocês já são vencedores”, finalizou.
Chegada da Tocha
Evaldo Rosa da Silva, de São Bento do Sul, levou a tocha olímpica. O atleta são bentense iniciou sua história com o atletismo em 1977 quando participou dos XVIII Jogos Abertos de Santa Catarina, conquistando o título de atleta revelação. Após esta conquista, inspirado pelo esporte, especializou-se em educação física e em 1980 foi campeão mundial militar no campeonato mundial militar de atletismo na prova de revezamento 4 por 400 metros.
Daí para cá, colecionou inúmeros títulos e medalhas, competindo em várias partes do mundo. Entre elas: Espanha, Argentina, Chile e Venezuela. Em 1984 alcançou o índice olímpico e participou das Olimpíadas de Los Angeles, EUA.
Após o retorno dos Jogos Olímpicos, contabilizou 28 medalhas nas competições dos Jogos Abertos de Santa Catarina sendo: 13 de Ouro, 11 de Prata e 4 de Bronze.
Juramento do Atleta
Outro momento muito significativo foi o juramento do atleta, onde Sylvio Roberto Munhoz com os desportistas prometeram honra, boa vontade e esportividade. Sylvio é formado em educação física, foi professor por 37 anos. Exerceu a função de diretor de escola, técnico de voleibol desde 1979, obtendo várias conquistas em Jogos Escolares, Olesc, Joguinhos Abertos, Jasc e campeonatos estaduais e brasileiros.
Ao final da cerimônia, o presidente da Fesporte, Paulão, e o prefeito de São Bento do Sul, Antônio Tomazini, declararam abertos os 13º Jogos da Terceira Idade de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação Fesporte
Delamare de Oliveira Filho | delamare@fesporte.sc.gov.br
(48) 9 9683 5416