Saúde Piauí
Propostas para os próximos quatro anos no SUS são discutidas na Conferência Estadual de Saúde
Essas ações serão discutidas com as áreas técnicas e incorporadas aos instrumentos de planejamento, que são o PPA e o Plano Estadual de Saúde.
26/05/2023 11h20
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Conselho Estadual de Saúde (CES) realizam, até este sábado (27), a 9ª Conferência Estadual de Saúde. O evento foi aberto, na noite dessa quinta-feira (25), em Teresina, no Hotel Blue Tree. A conferência tem como objetivo discutir propostas que melhorem o acesso de usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, abriu o evento e ressaltou que o momento é de coroação de um movimento social que já vem sendo executado desde o mês de fevereiro. “Houve uma inovação importante, que foi a etapa macrorregional realizada em cinco sedes municipais: Teresina, Floriano, Bom Jesus, Picos e Parnaíba, cujos delegados eleitos estão aqui para reafirmar as propostas para fortalecer o planejamento da saúde no Piauí para os próximos quatro anos”, afirmou o gestor.

Antonio Luiz destacou que a Sesapi está trabalhando para garantir o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento dos diferentes níveis de atenção e de cuidado (primária, secundária e terciária). O gestor citou algumas obras e serviços implantados, como a construção da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, implantação da Linha de Cuidado do AVC/IAM, fortalecendo as ações de cardiologia e neurologia e novos leitos de UTI, como os dez instalados em Campo Maior, entre várias outras ações.

O secretário afirmou ainda que, ao fim do evento, a Sesapi certamente vai receber um robusto relatório contendo as propostas oriundas dos municípios e das macrorregiões de saúde para os próximos 4 anos. “Essas propostas serão discutidas com as áreas técnicas e incorporadas aos instrumentos de planejamento, que são o PPA e o Plano Estadual de Saúde, que se encontra em fase de construção para os anos 2024- 2027”, afirmou Antonio Luiz.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antonio Pitombeira, destacou a luta pelo fortalecimento do SUS. “Passamos por anos difíceis, tenebrosos e tristes. Devemos lutar para que nossa articulação seja cumprida. Não somos a favor da precarização da saúde”, disse o representante.

A abertura contou ainda com a participação de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público Estadual (MPE),  Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), entre outros.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Maria Lucilene, da comunidade Quilombola Caraíba, da cidade de Isaías Coelho, representou todos os usuários do SUS. “O SUS significa direito de nos defender na saúde”, afirmou a representante.

Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra magna com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia. Amanhã vai ser outro dia”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí