Educação Santa Catarina
Festival Paralímpico aberto ao público ocorre neste sábado em São José
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, recebe neste sábado, 20, o F...
19/05/2023 07h15
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, recebe neste sábado, 20, o Festival Paralímpico 2023, evento do Comitê Paralímpico Brasileiro, que ocorre simultaneamente em 119 cidades brasileiras. O objetivo é oportunizar a vivência de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em esportes paralímpicos. O Festival ocorre das 8h às 12h no campus da FCEE em São José e é aberto ao público.

Serão oferecidas oficinas em quatro modalidades paradesportivas em forma de rodízio para que todos os inscritos vivenciem cada modalidade. Haverá também apresentações culturais e do canil da Polícia Militar além de atividades de Equoterapia com a Cavalaria da Polícia Militar antes do início das atividades. As inscrições são gratuitas e abertas para crianças com e sem deficiência, visto que o principal objetivo do Festival Paralímpico é a inclusão.

“Este evento visa estimular a participação da comunidade escolar, tanto de crianças com deficiência quanto sem deficiência, para vivenciar as diferentes modalidades paradesportivas”, explica o coordenador do Centro de Educação Física da FCEE, Fernando Tuti Bueno.

Modalidades

Quatro modalidades estão incluídas no quadro de programação do Festival Paralímpico: o basquete para cadeirantes, o vôlei sentado, jiu-jitsu paradesportivo e a bocha paralímpica.

Histórico

O Festival Paralímpico Brasileiro é realizado desde 2018. No ano de 2022, o Festival Paralímpico de Florianópolis reuniu cerca de 175 crianças, quando foi realizado na Elase, e para este ano a expectativa é que mais de 200 crianças participem do evento.

Parcerias

O evento é organizado em parceria com a Coordenadoria das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), a Associação Catarinense de Esportes Adaptados, (Acesa), a Federação Catarinense de Jiu-jitsu Paradesportivo, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

SERVIÇO: