Educação Santa Catarina
Turma de alfabetização de adultos de Seara integra coletânea de textos Biblioteca do Pequeno Leitor
Os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Seara, no Oeste catarinense, foram selecionados para compor a 13ª edição da coletânea...
16/05/2023 19h30
Por: Redação Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Seara, no Oeste catarinense, foram selecionados para compor a 13ª edição da coletânea de textos Biblioteca do Pequeno Leitor, lançada em abril deste ano. Os trabalhos classificados foram escritos por estudantes de Nivelamento do Ensino Fundamental, que estudam na Unidade Descentralizada (UD) de Ipumirim.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Educação de Ipumirim, visa fomentar a ideia da escola como um espaço de produção e transmissão de conhecimento, além de estimular o desenvolvimento da criatividade e divulgar a criação textual produzida nas unidades de ensino. O objetivo do projeto é reunir, por meio de um concurso envolvendo todas as escolas do município, os melhores textos escritos por estudantes da região.

Ao todo, sete trabalhos da UD de Ipumirim (que pertence ao Ceja de Seara) foram escolhidos para integrar esta edição da coletânea. Os alunos selecionados têm entre 45 e 65 anos e relataram, em forma de poesia, a emoção de aprender a ler após muito tempo sem frequentar as salas de aula.

A premiação ocorreu em abril de 2023 e os estudantes classificados receberam troféu, cópia do livro com todos os textos publicados, além de menção honrosa concedida pela Secretaria Municipal de Educação.

A diretora do Ceja de Seara, Rejane Buth Heemann, ressalta a importância do concurso como estímulo à educação:

“Os alunos do Nivelamento iniciaram suas aulas sem saber ler e escrever, portanto, a participação deles no concurso foi fundamental para que eles percebessem o quanto evoluíram e que são capazes de produzir textos (poemas). A classificação e inclusão dos estudantes e seus poemas dentro dessa coletânea, foi de suma importância para mostrar para a população do município que nunca é tarde para começar a estudar, independentemente da idade da pessoa. Penso que esta conquista servirá de incentivo para aqueles que, por algum motivo, desistiram da escola.”