O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará, no dia 24 de maio, o I Simpósio de Primeiro Episódio Psicótico. A iniciativa visa estreitar as relações com a Rede de Atenção Psicossocial do Estado (Raps), incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Município de Fortaleza e do Interior. Com o tema “Avançando na Luta Antimanicomial”, o evento reunirá diversos profissionais atuantes na área.
De acordo com o psicólogo e coordenador do Serviço Ambulatorial do HSM, Wesley Ramos, a ideia é elucidar como funcionam os serviços da unidade, trocar experiências e alinhar os cuidados no atendimento de pacientes com transtornos mentais.
“Vamos focar na importância da intervenção precoce no primeiro episódio psicótico. Sabe-se que a demora na procura do tratamento tem uma influência fundamental no prognóstico, pois pode levar a uma ruptura significativa dos níveis psíquico, físico e da rede social do doente”, explica Ramos.
No HSM, o Ambulatório de Primeiro Episódio Psicótico (PEP) existe desde 2009 e tem como objetivo reforçar os cuidados em saúde mental a pacientes que necessitam de atendimento especializado.
No serviço, são atendidos jovens e adultos entre 13 e 65 anos, que apresentam, em menos de uma semana, sintomas como delírios, alucinações, desorganização de pensamento, alteração importante de psicomotricidade e de comportamento.
Para ter acesso, é necessário receber encaminhamento médico em um posto de saúde ou na emergência do HSM e comparecer à recepção do Serviço Ambulatorial do hospital para o agendamento.
Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM)
Endereço: Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n, Messejana – Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101-4342
Emergência 24h