Saúde Acre
Fundhacre aborda sobre resíduos sólidos e riscos com materiais perfurocortantes em treinamento na UPA Franco Silva
A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na quarta-feira, 3, na Unidade de Pront...
04/05/2023 19h51
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou na quarta-feira, 3, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, localizada na Baixada da Sobral, uma capacitação voltada para a equipe multiprofissional que compõe a assistência da UPA.

Fundhacre aborda sobre resíduos sólidos e riscos com materiais perfurocortantes em treinamento na UPA Franco Silva. Foto: cedida

O tema da palestra teve como foco o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde e acidentes com materiais de perfurocortantes. “Nosso intuito por meio do treinamento foi capacitar a equipe sobre a importância da separação do resíduo de maneira correta, para que, assim, ocorra a redução de acidentes com materiais perfurocortantes”, salienta a palestrante, sanitarista Ana Cristina Silva, que atua na Gerência de Resíduos da Fundhacre.

Estiveram participando da capacitação vinte e dois profissionais, dentre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos, dentistas, profissionais da limpeza, membros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e da vigilância.

“Nós sabemos da importância de abordar essa temática dentro de uma Unidade de Saúde, visto que o correto gerenciamento de resíduos impacta diretamente na sua redução, na destinação segura e proteção dos profissionais que realizam o seu manejo e também a preservação do meio ambiente”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UPA Franco Silva, Jéssica Lourrane Coelho da Silva.

Estiveram participando da capacitação vinte e dois profissionais de saúde. Foto: cedida

Resíduos são materiais sólidos ou líquidos (lixo) gerados pela atividade humana, que, por serem considerados sem utilidade, devem ser descartados ou eliminados e que sempre apresentam algum grau de risco para a saúde.

“Uma forma de manejar adequadamente esses resíduos é por meio do Plano de Gerenciamento de  Resíduos de Serviço de Saúde, contribuindo para a redução dos riscos que alguns materiais acarretam e garantindo o descarte de forma  ecologicamente correta e econômica”, reforça o engenheiro florestal Josué  Lima.

A palestra teve como foco o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde e acidentes com materiais perfurocortantes. Foto: cedida.

O processo de gerenciamento permite que as instituições façam um manejo adequado dos resíduos, reduzindo os riscos e facilitando a reciclagem, tratamento, armazenamento, transporte e disposição final dos resíduos sólidos.