Foto: Divulgação SES
Em reunião no Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 4, juntamente com o presidente do COSEMS/SC (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Daisson Trevisol, a Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto solicitou ao Secretário de Atenção Especializada (SAES), Helvécio Miranda, a recomposição do teto financeiro de Santa Catarina no valor total de R$ 550 milhões.
“São recursos de produção que o estado e os municípios já realizaram e que agora precisam ser restituídos pelo Governo Federal. Se forem liberados, serão aplicados em procedimentos de média e alta complexidade, exames, consultas especializadas e principalmente cirurgias eletivas”, explica Carmen Zanotto.
De acordo com a secretária a situação é muito delicada. “Nós temos municípios e hospitais que estão completamente estrangulados”. Já o secretário Helvécio garantiu agilidade. “Nós vamos avaliar rapidamente e cuidadosamente o pedido de Santa Catarina”, prometeu.
Carmen Zanotto também solicitou a reposição das ambulâncias do SAMU ( 53 viaturas para o suporte básico e três para o suporte avançado) e as habilitações de leitos de UTI e cardiologia.
“A manutenção das ambulâncias é muito mais cara, a frota de Santa Catarina, que faz atendimento pré-hospitalar de urgência à toda população catarinense, precisa ser renovada urgentemente”, frisou a secretária Carmen.