Assistência Social Tocantins
Governo do Tocantins apoia a realização das conferencias municipais de assistência social
Conferências oportunizam espaço de diálogo entre representantes do poder público e da sociedade civil para o estabelecimento de prioridades para o desenvolvimento da política pública de assistência social
04/05/2023 11h41
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Técnicos da Setas e do Ceas acompanham as conferencias nos municípios - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/TO), em cumprimento ao requerimento do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS/MC), convocou a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Os trabalhos terão inicio com o efetivo apoio à realização das Conferências Municipais nos 139 municípios tocantinenses.

A presidente do Ceas, Marciane Machado, destacou que já ocorreu em Palmas uma reunião ampliada de orientação sobre o processo de planejamento para a realização das conferencias nos municípios. “Foi um encontro bastante proveitoso, em que contamos com a presença de vários municípios tocantinenses e foi um momento de avaliação e diagnóstico, necessários para a elaboração do plano de ação”, frisou.

Além da reunião ampliada de orientação aos municípios, equipes compostas por técnicos da Setas e do Ceas acompanham a realização das conferencias nos municípios, orientando e auxiliando para que haja a participação de todos nas discussões municipais.

“As equipes da Setas e Ceas orientam aos municípios quanto ao processo de realização das conferências para que elas ocorram de modo organizado e possam contar com a participação de todos; e dessa forma os municípios possam trazer boas propostas para a etapa estadual da conferencia, em outubro”, ressaltou o secretário da Setas, Jonis Calaça.

Conferências de Assistência Social

A realização das Conferências é vital para proporcionar espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias para o aprimoramento do SUAS.

A conferência oportuniza espaço de diálogo entre representantes do poder público e da sociedade civil para o estabelecimento de prioridades para o desenvolvimento da política pública de assistência social.

As conferências de assistência social de 2023 tem como temaReconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos,e têm a atribuição de avaliar a Política de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no âmbito municipal, estadual e nacional.

Conferências municipais 2023:

As conferências municipais devem acontecer até o dia 15 de julho. Posteriormente, Estado e municípios se reúnem em Palmas, no mês deoutubro, para a realização da etapa estadual; nesta etapa, os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostasque, após aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília, a ser realizada de 5 a 8 de dezembro.

Até a presente data os municípios de Divinópolis, Tupiratins e Lagoa da Confusão já realizaram a Conferência Municipal com o apoio e presença do grupo técnico da Setas e dos conselheiros do CEAS/TO.

Os demais municípios estão recebendo o devido apoio com as orientações para a realização de suas Conferências, previstas para serem realizadas nos próximos meses que antecedem a etapa de Conferência Estadual.

Ceas

O Conselho Estadual de Assistência Social é um órgão superior de deliberação colegiada; no Tocantins é vinculado à Setas e responsável por acompanhar, fiscalizar e regulamentar a Política Estadual de Assistência Social.

Secretário da Setas, Jonis Calaça, destacou que o objetivo é orientar os municípios quanto ao processo de realização das conferências para que elas ocorram de modo organizado e possam contar com a participação de todos - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Presidente do Ceas, Marciane Machado, afirmou que já ocorreu em Palmas uma reunião ampliada de orientação sobre o processo de planejamento para a realização das conferencias nos municípios - Carlessandro Souza/Governo do Tocantins