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Saúde Ceará

I Encontro do NQSP destaca a importância da cultura da segurança do paciente no Hospital São José

Evento foi uma iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital São José O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretar...

02/05/2023 17h20
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
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Evento foi uma iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital São José

O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, na tarde da última sexta-feira (28), o I Encontro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP). Alusivo à campanha Abril pela Segurança do Paciente, o evento ressaltou a importância de desenvolver uma cultura de segurança do paciente e do envolvimento de colaboradores de todas as áreas nessa mudança.

Segundo Ruth Araújo, infectologista e coordenadora do NQSP, é fundamental criar um ambiente no qual os profissionais se sintam à vontade para notificar as situações de risco, para que, assim, possam ser feitas as melhorias necessárias. “Não devemos, simplesmente, punir o trabalhador pelo evento adverso, mas responsabilizá-lo e envolvê-lo nesse processo”, salientou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
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A enfermeira do NQSP do HSJ, Samya Alves, e os infectologistas do HSJ, Lino Alexandre e Lauro Perdigão

No debate sobre os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Lino Alexandre, infectologista do HSJ, destacou que a cultura de segurança do paciente não é feita apenas para um diretor ou diretora, mas para uma equipe estruturada dentro de uma unidade de saúde.

“A gente viu uma fragilidade: como trabalhar o Núcleo de Segurança se não tínhamos com quem discutir o problema? Foi quando criamos os coordenadores das unidades – tanto enfermeiros quanto médicos – para que eles fossem os mediadores do Núcleo, justamente para estar mais próximo do profissional e favorecer essa mudança de cultura e de pensamento”, explicou.

Lauro Perdigão, infectologista e diretor técnico do HSJ, comentou sobre o desafio de mudar a cultura de uma instituição, apontando o aumento das notificações de eventos adversos relacionados à segurança do paciente como um exemplo dessa mudança. “Hoje, uma queda dentro do hospital é um escândalo. A cultura vai mudando devagarinho”, avaliou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
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Emeline Lopes destacou a importância de registrar dados para avaliar os resultados dos processos em saúde

Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do Complexo Hospitalar (CH) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a enfermeira Emeline Lopes elencou as diversas ferramentas da gestão da qualidade — brainstorming, diagrama de causa e efeito, lista de verificação, cinco porquês, entre outras — e demonstrou como elas podem ser aplicadas na saúde.

“Florence {Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna] tem os registros das primeiras questões de bioestatística, pois ela mensurou aquilo que fez. Todos esses precursores da segurança do paciente lançaram mão de registrar os números, porque se a gente não registra, não consegue medir e avaliar, ao longo do tempo, se aquilo que estamos tentando está sendo eficaz ou não”, pontuou Lopes.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
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A coordenadora de Enfermagem do HSJ, Nancy Costa de Oliveira, palestrou sobre a importância do líder na segurança do paciente

“A importância do líder na segurança do paciente” foi tema da palestra ministrada pela coordenadora de Enfermagem do HSJ, Nancy Costa de Oliveira. Para ela, é fundamental que o profissional da saúde seja líder de si mesmo. “Se eu sei da importância da identificação do paciente, por exemplo, eu vou fazer o que é certo. Se eu sou uma profissional comprometida e líder de mim mesma, não interessa se tem alguém observando ou não, o que importa é a minha consciência”, frisou.

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