Cerca de 450 servidores do órgão central da Secretaria de Estado da Educação (SED) reuniram-se nesta quinta-feira, 27, para conhecer e discutir o planejamento das ações da secretaria para os próximos anos e integrar os servidores da casa. A iniciativa contou com a presença do secretário da educação, Aristides Cimadon, e da secretária adjunta, Patrícia Lueders.
Cimadon apresentou o diagnóstico do ensino, infraestrutura e pessoal realizado pela gestão e destacou a importância do planejamento para a educação. “O conjunto da educação, a alma que pulsa e faz acontecer, são professores, escolas e famílias, e sobretudo as crianças. Precisamos olhar tudo isso com uma visão de presente e também de futuro”, concluiu o
secretário.
A secretária adjunta também falou sobre a necessidade da da escuta ativa para o planejamento das ações. “Nosso objetivo maior sempre vai ser a qualidade de ensino. Para construir políticas públicas é necessário estar na ponta, visitar escolas e conhecer a realidade delas”, complementou Patrícia. Ao todo, são mais de 50 mil servidores da educação em todo o estado.
A manhã do encontro também contou com uma palestra da jornalista, especialista em neurociências, psicologia positiva e inteligência emocional, Laine Valgas. A jornalista focou na importância da inteligência emocional para o trabalho em equipe.
Apresentação do planejamento das diretorias da Secretaria
A SED é dividida em cinco diretorias e cada diretor apresentou os principais projetos e metas para o conhecimento de todos os servidores da casa, incluindo ações de planejamento geral, ensino, financeiro, infraestrutura e gestão de pessoas.