Saúde Rio Grande do Sul
Vale do Taquari terá serviço de alta e média complexidade em traumato-ortopedia
Após uma série de reuniões, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e os municípios do Vale do Taquari e do Alto Taquari definiram que as cidades de E...
26/04/2023 10h40
Por: Redação Fonte: Secom RS
O amadurecimento dos municípios e a busca por uma solução coletiva foram decisivos para que a mudança ocorresse -Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

Após uma série de reuniões, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e os municípios do Vale do Taquari e do Alto Taquari definiram que as cidades de Estrela e Encantado serão referências regionais para o atendimento em traumato-ortopedia, abrangendo os municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Lajeado e composta pelas regiões de saúde 29 e 30.

A partir do mês de junho, o Hospital Estrela da Divina Providência, em Estrela, será referência em alta complexidade e o Hospital Beneficente Santa Terezinha, em Encantado, terá um ambulatório referência em média complexidade. Atualmente, Canoas centraliza esses atendimentos. Após a mudança, continuará sendo referência em traumato-ortopedia de urgência,no Hospital de Pronto-Socorro de Canoas, e traumato-ortopedia pediátrica, no Hospital Universitário de Canoas.

Na presença de prefeitos e representantes dos municípios beneficiados, a secretária Arita Bergmann falou sobre o resultado das reuniões: “Conseguimos, em conjunto com os prefeitos, compor a possibilidade concreta de oferecer os serviços de traumato-ortopedia em Estrela, com 72 cirurgias de média complexidade, 16 cirurgias de alta e 700 consultas especializadas por mês. Os cidadãos serão beneficiados por terem acesso ao atendimento em locais próximos de onde residem, além de contarem com um serviço de média complexidade em Encantado”.

O prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Elmar Schneider, destacou o amadurecimento dos municípios na busca por uma solução coletiva. “Trazer o atendimento para a região é uma conquista da união dos gestores municipais e da sensibilidade do Governo do Estado”, disse o prefeito. “Tivemos um intenso diálogo e conseguimos achar boas soluções para a saúde na região”, acrescentou o prefeito de Vespasiano Corrêa epresidente da Associação de Municípios do Alto Taquari, Tiago Michelon.

Compõem as regiões 29 e 30 e fazem parte da 16ª CRS os seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.

Texto: José Luis Zasso/Ascom SES
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom