Com o intuito de discutir sobre o papel das secretarias estaduais de saúde no país, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), participou segunda e terça-feira, 24 e 25, da primeira reunião da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde (CTAPS), a convite do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), em Brasília, com o tema: Atenção Primária do Futuro.
Dentre os palestrantes, estiveram presentes: Eugênio Vilaça Mendes, consultor do CONASS; Nésio Fernandes Jr., Titular da Secretaria de Atenção Primaria à Saúde do Ministério da Saúde; e Jurandir Frutuoso, Secretário Executivo do Conass.
Os assuntos discutidos na reunião foram: As dificuldades das secretarias relativas à atenção primária, cuidados paliativos, telessaúde, centro de inteligência estratégica para gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e projetos a serem realizados durante a planificação do SUS.
A diretora de Regulação e Redes de Atenção à Saúde, Ana Beatriz Souza, representando a Saúde do estado, destacou o papel da atenção primária como sendo o primeiro nível de atenção em saúde, falou sobre as ações do Acre na área e avaliou a reunião como importantíssima para definir as próximas ações.
“Contamos sempre com o apoio dos conselhos intergestores para orientar e delinear nossas ações. A atenção primária é um dos pilares do Sistema Único de Saúde, nunca foi tão importante como agora. Os estados devem ter seu papel de promotores dos serviços inseridos nesta área”, ressaltou a diretora.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas