Educação Piauí
Estudantes da rede estadual de Paulistana realizam visita técnica ao Sest/Senat de Picos
A expansão do número de matrículas no ensino profissional faz parte das metas do Governo do Estado para a Educação, contando com a parceria de empresas profissionais.
25/04/2023 12h45
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, localizado no município de Paulistana, tiveram a oportunidade de visitar a sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) de Picos para conhecer o trabalho que é desenvolvido na empresa.

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades, como apresentação do Sest/Senat, palestras sobre os cursos profissionais de Saúde Bucal e Segurança do Trabalho desenvolvidos na empresa, visita técnica ao consultório odontológico e à estrutura da unidade, além de atividades de saúde e esportivas.

A visita, pela área de Segurança no Trabalho, teve como intuito abordar a Percepção dos Riscos Ambientais e quais as medidas preventivas (individuais e coletivas) podem ser adotadas para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Já na área da Saúde Bucal, os estudantes adentraram a um consultório odontológico, receberam dicas de como manter a saúde dos dentes, que cuidados tomar e métodos de avaliações.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Lucicleia Acioly, a visita fez parte da conclusão dos cursos técnicos de Saúde Bucal e Segurança do Trabalho. “Essa visita técnica é uma exigência para a finalização do curso técnico e contribui para o crescimento profissional de cada aluno, ao observarem de perto as atividades e rotina desses profissionais”, destacou a gestora escolar.

“É de suma importância entender o que são riscos ocupacionais e quais medidas preventivas devem ser tomadas para neutralização e minimização dos mesmos por meio da nossa percepção e atitude a fim de garantir a saúde e integridade física de todos os colaboradores”, finaliza a gestora Lucicleia Acioly.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que a expansão do número de matrículas no ensino profissional faz parte das metas do Governo do Estado para a Educação, contando com a parceria de empresas profissionais. “Acreditamos que o Sest/Senat, especificamente, irá contribuir para melhorar o fluxo dos nossos alunos para os cursos técnicos que a instituição já tem e aprender a expertise em cursos voltados à logística e segurança do trabalho”, ressaltou o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sest/Senat

Estando presente em todo o território nacional, em mais de 160 unidades, o Sest/Senat busca transformar a realidade dos trabalhadores do transporte e dos seus dependentes e contribuir para elevar a competitividade dos transportadores por meio da educação profissional, da promoção da saúde e da qualidade de vida.

O Sest/Senat possui parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e colabora para qualificar estudantes profissionalmente para o mercado de trabalho, por meio de cursos técnicos. A empresa oferece cursos especializados, presenciais e a distância, nas mais diversas áreas de conhecimento.

 

Foto: Reprodução/Secom Piauí