Com carga horária de 6 horas e transmissão online, o curso “Acessibilidade e Tecnologia Assistiva na Educação”, promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) tem como objetivo formar multiplicadores nesta área do conhecimento e é voltado para professores e profissionais da rede regular de ensino e das instituições especializadas em educação especial, mas também para profissionais que desenvolvem recursos assistivos, responsáveis e interessados. O curso ocorre na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, das 9h às 16h. O prazo de inscrição é até o dia 20 de abril. As inscrições podem ser feitas por meio deste link .
O curso vai ser ministrado por profissionais do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) da FCEE. Entre os conteúdos a serem abordados estão: os Modelos de Saúde e Deficiência; as Classificações Internacionais de Deficiência da OMS; Conceitos de Deficiência, Acessibilidade, Desenho Universal, Desenho Universal para a Aprendizagem; Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e o contexto escolar.
“Este curso tem por objetivo trabalhar os aspectos teórico-conceituais sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva e a importância dela para promover a inclusão dos estudantes com deficiência”, explica a terapeuta ocupacional Ana Carolina Savall, coordenadora do CETEP/FCEE. “No Modelo Biopsicosocial entendemos a deficiência a partir da interação entre as alterações que a pessoa tem em termos de funções e estrutura do corpo e as barreiras que a sociedade gera ou mantém. Então, nossa ação para inclusão está em identificar e eliminar essas barreiras e dar condições para essa pessoa acessar os conhecimentos, ter participação nas atividades e nas aulas, e muito disso ocorre por meio da oferta de Tecnologia Assistiva”, acrescenta.
Mais informações no Edital do curso disponível para download no site da FCEE neste link:
https://www.fcee.sc.gov.br/institucional/editais/cursos-e-capacitacoes/cursos-com-inscricoes-abertas
A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é o órgão do Governo do Estado responsável pela definição e coordenação das políticas de Educação Especial, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com dez Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. Em todo o estado, possui parcerias com quase 250 instituições especializadas, como Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes físicos, entre outros. Além dos repasses financeiros para estas instituições, também realiza cursos, capacitações e assessorias técnicas, beneficiando cerca de 27 mil educandos.