Em apenas um dia, foram administradas 160.142 doses do imunizante contra a influenza, o equivalente à soma de aplicações de todos os dias desde o início da campanha, em 27 de março
Dentre os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, o Ceará foi o que mais aplicou vacinas contra a gripe durante o “Dia D” de mobilização, no último sábado (15). Em apenas um dia, foram administradas 160.142 doses do imunizante contra a influenza – o equivalente à soma de aplicações de todos os dias desde o início da campanha, em 27 de março. Além disso, na mesma ocasião, 34.254 cearenses receberam a dose de reforço bivalente contra a covid-19.
Para o “Dia D”, o Governo do Ceará abriu, de forma inédita, as cinco unidades do Vapt Vupt localizadas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte exclusivamente para a estratégia de vacinação. Somente nas centrais de serviços, 1.731 doses foram administradas, sendo 1.089 para a proteção contra a gripe. A iniciativa foi uma parceria entre as secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS). Além disso, 1.695 postos de saúde estiveram abertos no sábado.
“Quero agradecer às pessoas que se vacinaram e estão vacinando suas crianças, que estão se cuidando e, consequentemente, cuidando de nossas comunidades. Você está mantendo o risco de infecção baixo ao contribuir com a população dos imunizados e, assim, protegendo todas as pessoas, mesmo aquelas que ainda não fazem parte dos grupos prioritários”, agradeceu a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, pelas redes sociais. “Aos profissionais de saúde, meu muito obrigada! Vocês desempenham um papel essencial na prevenção e no enfrentamento às doenças”, disse.
De acordo com o secretário de Vigilância e Saúde da pasta, Antonio Lima Silva Neto (Tanta), a ação reuniu esforços do Estado e de municípios. “A nossa intenção, com o ‘Dia D’, é que grupos prioritários recebam a proteção o quanto antes, em menor tempo possível, e isso exige mobilização“, afirmou, reforçando a importância de todos atualizarem a caderneta de vacinação. Veja o Calendário de Vacinação 2023.
Diversas ações seguem em todo o Estado para ampliar a cobertura vacinal contra as doenças nos públicos-alvo. As salas de vacinação das unidades do Vapt Vupt situadas nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, seguem com a imunização de rotina, incluindo a contra a gripe.
Já no equipamento localizado em Juazeiro do Norte, estarão disponíveis os imunizantes contra a influenza e a covid-19.
A dose de reforço bivalente contra o coronavírus também está pode ser acessada nos postos de saúde cearenses. A execução é de responsabilidade dos municípios. Em caso de dúvidas, a prefeitura ou a Secretaria Municipal de Saúde devem ser consultadas.
Para unir forças na campanha de vacinação contra a influenza, a partir desta segunda-feira (17), o prédio anexo da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) passa a ser mais um ponto de imunização em Fortaleza.
Os aplicadores são os enfermeiros da Residência Multiprofissional (Resmulti) da autarquia que cursam a especialização na área da Saúde da Família. “Eles vão somar muito nesse momento de campanha. Estamos juntos nessa mobilização para vacinar o maior número de pessoas”, explica a assessora técnica da Diretoria de Educação e Extensão da ESP/CE, Barbarah Rebouças.
Com grande potencial de transmissão, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza. Dos quatro tipos – A, B, C e D –, os dois primeiros são mais comuns no Estado.
A vacina é considerada pelos órgãos de saúde uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e até óbitos pela doença. O imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus que mais circularam em 2022 no hemisfério Sul.
Além disso, a constante mudança dos vírus influenza requer monitoramento global, frequente reformulação da vacina e campanha anual de imunização.
Segundo o consultor em Infectologia da ESP/CE, Keny Colares, os resfriados podem ser causados por diversos vírus. Os sintomas mais comuns são nariz entupido, secreção, coriza e tosse seca, mas com poucos agravamentos.
O conjunto de sintomas caracterizado por várias doenças recebe o nome de síndrome gripal. Nessas situações, os fatores respiratórios são mais intensos e se somam à febre, à dor de cabeça, à moleza, à indisposição e à dor no corpo. A influenza e a covid-19 são as principais infecções dessa categoria.
“Há, ainda, a síndrome respiratória aguda grave (SGRA), manifestação de sintomas mais críticos como falta de ar, podendo ser causada por ambas as doenças”, diz Colares.
A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou na última segunda-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. O Ceará, no entanto,antecipou a imunização de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias no último dia 27 de marçodevido ao aumento de casos de influenza decorrente da sazonalidade das chuvas no Estado, sobrecarregando unidades de saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começou um mês antes, em 27 de fevereiro, também em populações definidas pelo MS, tendo como metaimunizar 90% dos grupos prioritários.
Vapt Vupt em Fortaleza
Messejana
Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana (ao lado do terminal de ônibus).
Horário: 8h às 17h
Vacinas: de rotina e contra a gripe
?
Antônio Bezerra
Endereço: R. Demétrio Menezes, 3750 – Antônio Bezerra (ao lado do terminal de ônibus).
Horário: 8h às 17h
Vacinas: de rotina e contra a gripe
Vapt Vupt no Interior
Juazeiro do Norte (gripe e covid-19)
Endereço: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro (no Centro Multiuso).
Horário: 8h às 17h
Vacinas: contra a gripe e a covid-19
Sala de vacina – Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) | Anexo
Quando: A partir desta segunda-feira (17) até o dia 31 de maio de 2023
Horário: Das 8h às 12h e de 13h às 16h
Onde: Avenida Antônio Justa – 3161 – Meireles, Fortaleza (esquina com a Rua Leonardo Mota).
Vacinas: contra a gripe
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas