Saúde Ceará
Banco de Leite do HRN abre primeiro posto de coleta fora de Sobral
Além do novo espaço, em Tianguá, Hospital Regional Norte possui um posto vinculado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e mantém o Ambulatório d...
12/04/2023 15h00 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Além do novo espaço, em Tianguá, Hospital Regional Norte possui um posto vinculado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e mantém o Ambulatório de Aleitamento Materno

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, oficializou, neste mês, o primeiro posto de coleta fora do município, no Hospital e Maternidade Madalena Nunes – Sociedade Beneficente São Camilo, em Tianguá. Referência no Norte cearense, o serviço já possui um posto na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O HRN, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), mantém, ainda, o Ambulatório de Aleitamento Materno. O espaço é aberto para toda a população.

O equipamento orienta quanto às dificuldades do processo de amamentação como a pega correta e o posicionamento da criança na mama. “A pega incorreta pode acarretar problemas para a mãe como o ingurgitamento mamário (popularmente conhecido como leite empedrado) e a mastite (inflamação). Além disso, o próprio bebê pode não conseguir sugar o líquido, interferindo no ganho de peso”, explica a médica pediatra Izabella Tamira.

As crianças nascidas no HRN ou aquelas egressas da internação no hospital têm acompanhamento pediátrico com a realização da puericultura, monitorando o crescimento e a evolução neurológica do bebê.

O Ambulatório também oferece atendimento em Enfermagem, contemplando o público em geral. Para agendamento, é necessário entrar em contato com o BLH (ver Serviço abaixo).

Posto de coleta em Tiangúa

O novo posto de coleta de leite humano em Tianguá objetiva incentivar a ordenha à beira do leito, a amamentação e a doação de leite humano. A unidade é vinculada tecnicamente a um BLH e administrativamente a um serviço de saúde ou ao próprio banco, podendo ser fixa ou móvel, intra ou extra-hospitalar.

De acordo com a coordenadora do BLH do HRN, Renata Karen Oliveira, foram realizados treinamentos com a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Madalena Nunes para promover a coleta segura.

O leite humano captado no local é processado no HRN – 70% da quantidade retornam para o hospital do município e 30% ficam para o atendimento aos pacientes internados na Utin da unidade estadual. Após a pasteurização, o alimento é válido por até 6 meses. “Só vai existir a doação de leite se houver a ordenha. Por isso, é necessário capacitar os profissionais”, avalia Oliveira.

Serviço

Banco de Leite do HRN
Ambulatório de Aleitamento Materno (agendamento): (88) 3677-9507 / 9411 / 9544
Para doar leite humano: (88) 3677-9467 / (88) 98883-4079 (WhatsApp)