Educação Rio Grande do Sul
Cerca de 650 mil estudantes participam da primeira avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS” de 2023
Segue, até quinta-feira (6/4), a aplicação das provas da primeira avaliação diagnóstica “Avaliar É Tri RS” da rede estadual em 2023. Ao todo, cerca...
04/04/2023 16h45
Por: Redação Fonte: Secom RS
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Segue, até quinta-feira (6/4), a aplicação das provas da primeira avaliação diagnóstica “Avaliar É Tri RS” da rede estadual em 2023. Ao todo, cerca de 650 mil estudantes realizam os testes desde 24 de março. O objetivo das provas é produzir indicadores que possam ser utilizados para o planejamento de intervenções pedagógicas necessárias para a melhoria de aprendizagem dos alunos.

Estão sendo aplicadas avaliações com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. As provas de língua portuguesa e matemática contam com 20 questões até o 4º ano, 22 até o 6º e 26 do 7º em diante.

Essa é a primeira etapa de um ciclo de avaliações que ocorrem ao longo do ano, que ainda terá a realização da Avaliação Formativa e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).

Para a diretora do Departamento de Avaliação Educacional da Secretaria da Educação (Seduc), Salete Albuquerque, a avaliação educacional é uma estratégia essencial para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e para a promoção da equidade. “Esta primeira avaliação tem o objetivo de identificar as principais competências que devem ser reforçadas durante o ano de 2023 e aferir, de forma individualizada, o nível de aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma das prioridades da Gestão da Aprendizagem que está sendo executada pela Seduc”, destaca Salete. 

Acesso à plataforma do Caed

Para a realização das provas, a equipe de aplicação, composta por membros da equipe diretiva de cada instituição de ensino, deve estar devidamente cadastrada na plataforma do Caed. O diretor da escola realizará o primeiro acesso utilizando o código Inep como seu login e senha.

Após esse processo, os profissionais terão acesso às ferramentas de avaliação e poderão fazer o monitoramento de todas as atividades no sistema.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom