Esporte que tem caído no gosto do fortalezense, o beach tênis – tênis de praia – ganhou o primeiro torneio gratuito em Fortaleza. O evento ocorreu, na noite dessa sexta-feira (31), no Parque Dom Aloísio Lorscheider, equipamento Secretaria da Proteção Social (SPS) do Governo do Ceará.
O professor Reginaldo Nascimento, formado em educação física e especialista em beach tênis, é o responsável pelo esporte no Parque e comemora que uma modalidade que ele aprendeu a amar, vem se tornando popular.
“O sentimento mais forte é que o beach tênis inclui, são pessoas de todas as idades, e sempre muito acolhedores uns com os outros. Aqui, temos acolhimento. Eu fico feliz que está se popularizando, porque temos pessoas de todas as idades, e, além de tudo, como qualquer esporte, ajuda muito na saúde”, destacou o professor.
No primeiro torneio, inscreveram-se cinco duplas femininas e sete duplas masculinas na faixa etária entre 15 e 50 anos. Entre essas duplas, estão Elisabeth Oliveira e Emily Isabele, mãe e filha, que a cumplicidade e persistência as levou à vitória do torneio feminino.
“Nós não íamos nem participar, porque não nos sentíamos boas e não botamos fé em nós mesmas. Inclusive, começamos perdendo, já tínhamos até saído da quadra, voltamos na repescagem e vencemos”, comemorou Elisabeth. “A gente conseguiu se superar, e é muito bom ganhar”, Emily completou a fala da mãe.
Moradoras da comunidade onde o parque está inserido, resolveram começar a fazer aula por conta da saúde, e agora continuam por ter se apaixonado pelo esporte, chegando a treinar até quatro vezes por semana. “O beach tênis é muito bom, é bom para a saúde física, a gente mexe todo o corpo. É bom para a saúde mental, bom para tudo! A família está toda no esporte, porque até meu esposo também está jogando agora”, destacou a dona de casa e vencedora do torneio feminino.
Com 64 alunos inscritos, as aulas do novo esporte acontecem de segunda a sábado nas dependências do Parque Dom Aloísio Lorscheider, que recentemente completou um ano da inauguração.
“Há duas semanas tivemos que abrir a turma de crianças porque a procura tem aumentado cada vez mais”, comemorou o Reginaldo. “O público adulto veio primeiro, a procura sempre grande. Aqui temos donas de casa, que nunca praticaram esporte e se encontraram no beach tênis. Temos pessoas de todas as idades, até de 70 anos, e a cada dia aparece mais”, completa.
Alem da quadra, o parque oferece todo o equipamento necessário para os alunos inscritos nas aulas, como raquete e bola para os treinos.
Administrado pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), o Parque, que é um equipamento da SPS, tornou-se um celeiro para novos atletas de diversas categorias. Além do beach tennis, são ofertadas as atividades de basquete, futsal, vôlei, futmesa, skate, capoeira, jiu-jitsu, ritmos e balé.
Aproximadamente 1.670 alunos estão matriculados nas modalidades esportivas ofertadas.
Turmas de Beach Tênis
Segunda e quarta-feira: 18h às 20h
Terça e quinta -feira: 18h30 às 20h30
Sexta-feira: 18h às 19h e 19h às 21h (turma kids)
Sábado: 06h30 as 08h30
Funcional
Segunda, terça e quinta-feira: 07h30 às 08h30
Futebol
Segunda: 14h às 19h
Quarta e sexta-feira: 14h às 20h
Terça e quinta-feira: 17h30 às 20h
Dança
Todos os dias: 17h às 21h
Capoeira
Quarta-feira: 18h às 21h
Sexta, sábado e domingo: 17h às 21h
Tiro com Arco
Terça-feira: 8h às 12h e 13h às 17h
Quinta-feira: 8h às 12h e 13h às 16h
Basquete
Segunda, quarta e sexta-feira: 18h às 21h
Skate
Segunda a sexta-feira: 17h às 21h