As inscrições para o Pré-Enem Legal, programa do governo do Estado do Acre, executado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), foram prorrogadas até 30 de abril e podem ser feitas pelo sitesee.ac.gov.br.
A prorrogação é uma medida do governo devido às enchentes que atingiram várias cidades do estado. O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, explica que o objetivo é ter o maior número de estudantes inscritos, para que eles estejam aptos a fazer o exame que está marcado para novembro de 2023.
O programa oferece curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições são abertas a toda a comunidade, mas têm como público-alvo os egressos do período da pandemia da covid-19, ou seja, aquelas pessoas que já concluíram o ensino médio e saíram da rede pública estadual.
Segundo o gestor, esta é uma medida para reparar as fragilidades deixadas pela pandemia, principalmente entre aqueles estudantes que concluíram os estudos em 2020 e 2021 na modalidade remota. “O pré-enem veio para reparar esse problema que identificamos em avaliações internas, dando a todos uma igualdade e isonomia de competição para o Enem”, ressalta Carvalho.
Os alunos que estão devidamente matriculados na 3ª série do ensino médio, em qualquer uma das escolas da rede pública estadual de educação, já tiveram sua inscrição efetivada automaticamente no ato da matrícula.
A novidade da edição deste ano, que deve elevar a qualidade do preparatório, é que o governo adquiriu o Sistema de Ensino Farias Brito, uma das organizações educacionais mais renomadas do país. “Queremos proporcionar cada vez mais oportunidades aos nossos alunos e, se temos a opção de dar o melhor para eles, é isso o que vamos fazer”, pontua o secretário de Educação.
Com esse sistema, os estudantes terão acesso a materiais didáticos e à plataforma online, onde cada participante terá, por meio de login e senha, acesso a materiais digitais, videoaulas e a um acompanhamento mais personalizado, como, por exemplo, correção de redações e tira dúvidas.
Os professores que compõem a equipe do programa aqui no estado também serão capacitados pelo novo sistema. Além disso, os aulões itinerantes da Caravana Pré-Enem Legal continuam e vão percorrer, assim como já ocorreu em 2022, todos os municípios.