O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e a secretária adjunta, Patrícia Lueders, participaram do 19º Fórum Undime/SC e Região Sul, que ocorreu nessa semana em Florianópolis. O Fórum reuniu mais de 700 educadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o tema “Educação e Gestão: a arte de transformar desafios em resultados”.
Na quinta-feira, 31, Cimadon participou de um bate-papo sobre educação colaborativa entre instituições de apoio educacional junto ao promotor de justiça do MP/SC, Dr. João Luiz de C. Botega e o conselheiro substituto do TCE/SC, Gerson dos Santos Sicca. O bate-papo tratou da importância do diálogo e troca de informações entre as instituições para promover uma educação de qualidade, formando um regime de colaboração.
Aristides Cimadon, que destacou a parceria com o MP/SC e o TCE/SC desde o início da gestão, pelo bem dos estudantes catarinenses. Cimadon entende que, sem um regime permanente de colaboração, não se tem educação de qualidade. “O regime de colaboração é uma proposição constitucional e precisa ser fortalecido, é isso que eu espero”, afirmou o secretário.
Secretária adjunta palestrou sobre gestão da educação
No segundo dia do evento, Patrícia Lueders ministrou uma palestra sobre “a importância do gestor na descoberta da primeira infância como etapa fundamental da Educação Básica”. A secretária destacou a importância de sensibilizar a todos os gestores sobre a primeira infância e o papel do gestor na escola.
Ressaltou, também, que não há mudança na educação se não tiver regime de colaboração e, para isso, é preciso ter a escuta como a protagonista do processo. “É fundamental uma escuta ativa. Não há planejamento sem diagnóstico e para isso é preciso escutar”, finalizou.