Integrando pela primeira vez o Festival de Curitiba, alunos e ex-alunos dos cursos técnicos e modulados da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP) estrearão em 11 produções gratuitas, que serão apresentadas em diferentes pontos da cidade.
Em sua 31ª edição, o festival é maior evento nacional de artes cênicas. Com intensa programação até o dia 9 de abril, traz este ano 350 atrações espalhadas por 60 espaços da Capital e da Região Metropolitana.
André Meireles, um dos diretores à frente das apresentações, destaca a relevância da Escolinha de Arte do CEP no cenário artístico paranaense. “O CEP possui longo histórico de incentivo à cultura e às artes e, desta vez, vai dar oportunidade a alunos de todas as idades de participarem desta, que é a maior programação teatral do País”, enfatiza.
Os espetáculos serão encenados por alunos e ex-alunos dos cursos técnicos de Teatro integrados ou subsequentes ao ensino médio. “As peças apresentam compilados de vários espetáculos que os estudantes e professores criaram e realizaram no decorrer do ano no festival do próprio CEP”, ressalta Cristine Christofis de Amorim, coordenadora da Escolinha de Arte do CEP.
CURSO TÉCNICO DE TEATRO– Figurando entre os cursos de teatro mais tradicionais do cenário artístico paranaense, o curso técnico de Teatro do Colégio Estadual do Paraná existe desde a década de 80. Com duração de três semestres, ele habilita profissionalmente os alunos, tendo como compromisso garantir a inserção de futuros atores no meio artístico brasileiro.
Confira a lista de apresentações da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná:
Comédias da Vida Privada
Com diferentes esquetes que mostram situações comuns e inusitadas do dia a dia, a coletânea de contos do escritor Luis Fernando Veríssimo ganha vida no espetáculo "Comédias da Vida Privada”, que tem direção de Silvia Contursi.
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Elenco: (Turma 2°TT - Subsequente - Cia Alegria)
Dias 4 e 5 de abril às 20h
Local: Canal da Música
Agorafobia
O espetáculo “Agorafobia” aborda os múltiplos sentidos da vida e da existência humana. Dirigida por André Meirelles, a obra apresenta diferentes histórias, como a de uma refugiada que troca um passaporte válido por um poema e a de um cego que vende olhadinhas em seu telescópio. As cenas são inspiradas na peça adaptada do livro “Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias", de Matei Vi?niec.
Tempo: 70 minutos
Elenco: (Turma 4°TT - Integrado - Cia )
Classificação: 14 anos
Dia 6 às 11h na Ruínas de São Francisco
Dia 8 às 15h na Praça Santos Andrade
Migraaaantes
Todos os dias milhares de pessoas deixam seus países na busca de uma vida de melhores oportunidades. A peça dirigida por Hélio Aquino aborda os dilemas diários de refugiados e migrantes anônimos.
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Elenco: 3° TT subsequente - Cia Simetria
Data: Dia 09 de abril
Horário: Às 16h e 20h
Local: Praça Santos Andrade
No país das Maravilhas
Com direção de Hélio Aquino, a peça aborda a busca da personagem central por um novo começo. Aventurando-se num local desconhecido, questionamentos sobre seu destino e o controle da sua vida são inevitáveis.
Duração: 50 minutos
Direção: Hélio Aquino
Elenco: (Turma 3°TT - Integrado - Cia Sintropia) -
Classificação: Livre
Pañuelos
O futebol atrai olhares do mundo inteiro. Na peça “Panuelo”, dirigida por Hélio Aquino, o foco é justamente aqueles que não estão de olho no jogo. Em 1978, um grupo de mulheres se reuniu na luta por um futuro melhor e que protestaram pelo desaparecimento de pessoas. Pañuelos narra cinco histórias do evento que marcou a história da Argentina e clamou por justiça.
Duração: 70 minutos
Elenco: 3° TT subsequente - Cia Máhkara
Classificação: 12 anos
Data: 07 de abril
Horário: 16h e às 20h
Local: Praça Santos Andrade
Alice, o mundo não é chato
Com direção de Lau Bark, a personagem Alice vai ao universo da Física para tentar entender o que se passa no mundo atual.
Duração: 60 minutos
Elenco: Gruta
Classificação: 10 anos
Dia 4 de abril às 17h e às 20h na UTFPR
[Título do show]
Dirigida por Lau Bark, a peça narra a história de um grupo de amigos, apaixonados pela arte do teatro musical, que tem três semanas para criar uma obra original e entrar num importante edital da Broadway.
Duração: 100 minutos
Elenco: Gruta Musical
Classificação: 14 anos
Data: Dia 6 e 7 de abril
Horário: 20h
Local: Teatro AABB Curitiba
Conversas de Eternidade
A peça lembra a mestrealidade de Cartola. Criada de forma coletiva pelos professores de música da escolinha, a história é contada por meio das obras primas do sambista.
Duração: 60 min
Data: 4 e 5 de abril
Horário: 15h e 11h
Local: Praça Santos Andrade
Mademoiselle Noir
O conto de mistérios, com direção de André Meirelles e classificação livre, narra um conto gótico de terror e mistério, embalado por jazz e dança. Usando máscaras e formas animadas e inspirado nas obras de Tim Burton e Tangos e Tragédias, o Modulado de Pesquisa Teatral apresenta a trágica história de Mademoiselle Noir.
Duração: 45 minutos
Elenco: Peça do Modulado de Pesquisa Teatral (MPT)
Data: 7 e 8 de abril
Horário: 17h e 20h
Local: Canal da Música
Terra de Cego
A peça - já veterana na mostra Fringe - é dirigida por André Meirelles. A história se passa numa ilha remota e quase inacessível na qual todos os habitantes são cegos. Sem saber o que é “ver” ou o que são pessoas “cegas”, elas estão convencidas de que a ilha é o mundo inteiro. Até que um forasteiro com “visão” é arremessado às areias por um naufrágio.
Duração: 45 min
Elenco: Peça do Modulado de Pesquisa Teatral (MPT)
Classificação: Livre
Dia 6 de abril, às 16h, no Canal da Música
Dia 9 de abril, às 11, na Praça Santos Andrade
O Grande Circo Místico
A obra dirigida por Adriana de Cristo é inspirada no poema de Jorge Lima, “O Grande Circo Místico”. A peça traz músicas de Chico Buarque e Edu Lobo, além de contar a trajetória circense da família Knipes, suas glórias e percalços.
Duração: 50 minutos
Elenco: 2° TT integrado
Classificação: 12 anos
Dia 5 de abril, nas Ruínas de São Francisco às 15h
Dia 6 de abril, no Canal da Música às 20h