Com o objetivo de sanar o histórico problema da falta de vagas em Florianópolis, principalmente no Norte da Ilha, a Secretaria de Estado da Educação (SED) está trabalhando em regime colaborativo com o município, por meio de um Grupo de Trabalho. Formado por integrantes da SED e da Secretaria Municipal de Educação, o comitê trata sobre questões relacionadas à falta de vagas do Ensino Fundamental e Médio. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Segundo a Portaria N° 625, são atribuições da comissão o planejamento de ações para otimizar os espaços nas unidades escolares, supervisionar o número das aprovações, reprovações e abandonos, acompanhar o processo de aquisição de terrenos, construções de novas unidades escolares e obras que estão em andamento. Por fim, articular a garantia do transporte público gratuito para estudantes que residem em distância superior à 3km da escola.
Na primeira reunião, que ocorreu nesta quinta-feira, 16, o grupo de trabalho discutiu as principais atribuições da portaria. As discussões também objetivam propor a unificação das redes no sistema de intenção de vagas e planejar as primeiras ações da comissão no atendimento às demandas de falta de vagas dos alunos do Ensino Fundamental e Médio no município de Florianópolis.
Atualmente no Norte da Ilha, a SED está construindo seis salas de aula na EEB de Muquém, localizada no Bairro Rio Vermelho, para atender estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A previsão é que estejam prontas até o fim do mês. A Secretaria também irá iniciar a construção de seis salas modulares na unidade, ampliando o atendimento em cerca de 400 vagas.
Além disso, o Estado contribuiu com cerca de R$ 4 milhões para a construção da nova escola para Ensino Fundamental no Bairro Rio Vermelho, que ficará pronta em cerca de três meses.