Educação Piauí
Programa de Aprendizagem da Seduc seleciona alunos do Premen Norte para estágio em empresa
O programa visa a inserção do jovem no mundo do trabalho.
09/03/2023 17h20
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a empresa R Carvalho, realizou nesta quinta-feira (9), no Centro de Educação Técnica Profissional João Olímpio de Melo (Premen Norte), mais uma etapa da seleção de alunos para o Programa de Aprendizagem Profissional.

O programa visa a inserção do jovem no mercado de trabalho, assegurando registro na Carteira de Trabalho e na Previdência Social de até dois anos. No Piauí, o Programa de Aprendizagem Profissional beneficia adolescentes, jovens e adultos que tenham entre 14 e 24 anos, incompletos, e que estejam matriculados em uma das instituições qualificadoras ofertantes da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual, cadastradas e autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Na Rede Estadual de Educação do Piauí, a iniciativa se deu no CEEP Professor José Pacífico de Moura Neto, agora em expansão para mais cinco escolas, Premen Norte – CEEP João Mendes Olímpio de Melo, Premen Sul – CEEP José Luiz Barbosa Cortez, CEEP Filinto Rego e CEEP Liceu Parnaibano. Entre os cursos que estão inseridos no Programa, estão os cursos:  Técnico em Administração, Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática.

Na oportunidade, o diretor do Premen Norte, Professor Cosmo Barros, ressaltou a importância dessa parceria, principalmente porque o programa possibilita os estudantes desenvolverem a prática na empresa levando como bagagem a teoria da escola.

Após realizar a seleção dos estudantes, o Assistente de Recursos Humanos da empresa R. Carvalho, Geovane Alves Rodrigues, parabenizou a Seduc pela parceria e o gestor do Premen Norte, pelo incentivo aos estudantes para uma visão de futuro. “Fiquei muito feliz com as entrevistas que fiz com os estudantes, com o vocabulário extraordinário e excelente capacidade de comunicação dos mesmos”, afirmou.

A estudante Vivian Veras de Andrade ressaltou que sua participação na seleção é uma grande oportunidade. “Vejo isso como um crescimento profissional, tanto para o meu currículo, como para a minha vida profissional no futuro”, relatou.

Já o estudante Nicolas Rodrigues dos Santos, de 17 anos, falou sobre a expectativa para participar do Programa. “Tenho a expectativa de adquirir mais conhecimento, mais experiência na prática e ter mais segurança na profissão”, contou.

O Programa de qualificação para adolescentes e jovens é previsto na Lei do Menor Aprendiz de 2000, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que não permite o trabalho de menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz.