O documentário “Ilusão”, produzido por alunas do Colégio Estadual Sagrada Família, do município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, conquistou o primeiro lugar da categoria de escolas públicas na edição 2022 do Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas, promovido pela Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp).
As alunas responsáveis pela obra vencedora foram Daniella Rosa Cunha (18), Elisa Lopes de Paula (18), Geovana Balador (19) e Heloísa Gogola (18) — estudantes do curso técnico de Formação de Docentes. Durante a produção, elas contaram com o auxílio da professora Dariana Hoinatzki, que leciona Metodologia do Ensino de Ciências.
Dariana propôs em sala um trabalho em que a turma, dividida em grupos, montaria um filme de um minuto sobre o uso de drogas. No fim, os professores decidiram por meio de uma votação qual vídeo iria ser inscrito no concurso. “Ver o resultado foi muito gratificante e uma sensação de orgulho das minhas alunas”, disse a professora.
Com Escola Bonita, Governo do Paraná investirá mais R$ 100 milhões na educação
As alunas vencedoras tiveram a intenção de demonstrar que o consumo de drogas cria uma ilusão e que a dependência química transforma a vida negativamente. "Não se encontra vida nem esperança e muito menos alívio nas drogas", enfatizou Elisa.
Heloísa Gogola descreveu a primeira experiência de produzir um material audiovisual como positiva. “Foi muito legal e animador. Tivemos que refazer o vídeo algumas vezes para que o material ficasse 100% original”, destacou.
“Pesquisamos inspirações em clipes de músicas, curta-metragens e principalmente pensamos na série Euphoria, que tem personagens adolescentes usuários de drogas", explicou Daniella.
Os vídeos vencedores do concurso anual (tanto o da categoria de escola pública quanto o de escola particular) serão utilizados como informe publicitário e exibidos em salas de cinema do Paraná. "Ainda estou sem acreditar que o meu rostinho vai aparecer nos cinemas; muito nervosa e ansiosa", contou Geovana.
CONCURSO– Realizado desde 2017, o Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre Drogas é destinado a estudantes matriculados no ensino médio das instituições de ensino públicas e privadas. Eles são convidados a produzir materiais audiovisuais de até um minuto sobre prevenção do uso de drogas.
O primeiro colocado de cada categoria tem como prêmio a exibição da sua obra em todas as sessões das salas de cinema do Paraná durante o mês de junho, quando se celebra o Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Já os segundos e terceiros colocados recebem um certificado.
Os vídeos premiados são publicados no canal do YouTube e nas redes sociais do NEPSD (Núcleo Estadual de Política sobre Drogas), da Sesp.
Confira o vídeo Ilusão:
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas